Ipespe: Bolsonaro perde para Lula, Ciro e Doria no 2º turno. Moro aparece em 3º na estimulada

Foto: reprodução

Eduardo Leite empata com Bolsonaro num hipotético segundo turno. Pesquisa não simulou segundo turno com Bolsonaro e Moro. Lula vence todos nas simulações. 63% desaprovam o governo contra 31% de aprovação

Levantamento feito pelo instituto de pesquisa Ipespe entre os dias 22 e 24 de novembro, visando as preferências dos eleitores para a eleição presidencial de 2022, mostra que Lula (PT) segue na frente com 42% dos entrevistados, seguido por Jair Bolsonaro, que varia de 24 e 25% nos vários, por Sérgio Moro (Podemos), com 11% dos votos. Em seguida aparece Ciro Gomes (PDT), com 9%. O dois últimos estão em empate técnico.

CENÁRIO 1, COM JOÃO DORIA

Lula (PT): 42%

Jair Bolsonaro (sem partido): 25%

Sergio Moro (Podemos): 11%

Ciro Gomes (PDT): 9%

João Doria (PSDB): 2%

Rodrigo Pacheco (PSD): 1%

CENÁRIO 2, COM EDUARDO LEITE

Lula (PT): 42%

Jair Bolsonaro (sem partido): 24%

Sergio Moro (Podemos): 11%

Ciro Gomes (PDT): 9%

Eduardo Leite (PSDB): 2%

Luiz Henrique Mandetta (DEM): 1%

Rodrigo Pacheco (PSD): 1%

Felipe D’Ávila (Novo): 1%

Branco/nulo: 6%

Não sabe/não respondeu: 2%

Na pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (26) João Doria (PSDB) aparece com 2% nas intenções de voto, seguido de Luis Henrique Mandetta (DEM) e Rodrigo Pacheco com 1% cada.

Na pesquisa espontânea de primeiro turno, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são apresentados pelo entrevistador, Lula teve 32%, Bolsonaro, 22% Ciro, 3% Moro, 3%Doria, 1%. Os demais, Marina Silva, Leite e Datena foram lembrados pelos eleitores, mas não pontuaram.

PESQUISA ESPONTÂNEA

Lula – 32%

Jair Bolsonaro – 22%

Ciro Gomes – 3%

Sergio Moro – 3%

João Doria – 1%

Marina Silva – 0

Eduardo Leite – 0

Datena – 0

Brancos, nulos e abstenções – 13%

Não sabem/não opinaram – 25%

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro perde para Lula, Ciro, João Doria e empata com Eduardo Leite num eventual segundo turno. A pesquisa não simulou Bolsonaro x Moro, num eventual segundo turno. Já Lula vence todas as simulações de segundo turno.

SEGUNDO TURNO – LULA X BOLSONARO

Lula (PT): 52%

Jair Bolsonaro (sem partido): 32%

Branco/nulo/não sabe/não respondeu: 16%

SEGUNDO TURNO – CIRO X BOLSONARO

Ciro Gomes (PDT): 44%

Jair Bolsonaro (sem partido): 33%

Branco/nulo/não sabe/não respondeu: 23%

SEGUNDO TURNO – DORIA X BOLSONARO

João Doria (PSDB): 42%

Jair Bolsonaro (sem partido): 35%

Branco/nulo/não sabe/não respondeu: 24%

SEGUNDO TURNO – LEITE X BOLSONARO

Eduardo Leite (PSDB): 35%

Jair Bolsonaro (sem partido): 35%

Branco/nulo/não sabe/não respondeu: 30%

O Ipespe entrevistou, por telefone, mil pessoas, entre os dias 22 e 24 de novembro. Segundo o instituto, a amostra é representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, com cotas de sexo, idade e localidade, além de controle de instrução, renda e recall do voto presidencial de 2018.

A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

AVALIAÇÃO DE BOLSONARO E DO GOVERNO

Na pesquisa sobre avaliação do governo de Jair Bolsonaro, 63% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão, contra 31% que aprovam. Os percentuais mantiveram-se estáveis desde o levantamento de outubro, quando a desaprovação estava em 64% e a aprovação em 30%.

Para 54% dos brasileiros, o trabalho de Jair Bolsonaro é “ruim” ou “péssimo”. São 25% os que o consideram “ótimo” ou “bom” e 20% os que o acham regular. Os que dizem não saber são 1%.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *