A polícia italiana localizou um depósito de armas armazenadas por um grupo de neofascistas na cidade de Turin.
As armas incluem até mesmo um míssil. Foram localizados ainda 26 armas, 20 baionetas, 306 peças de reposição de armas, incluindo silenciadores e telescópios de rifles e ainda 800 balas de vários calibres. As armas encontradas são de fabricação austríaca, alemã e norte-americana.
“Esta é uma apreensão com poucos precedents na Itália”, afirmou o comissário de polícia de Turin, Giuseppe De Matteis.
Matteis informou que entre as armas apreendidas há “rifles de última geração” e uma metralhadora.
As fotos mostram que, além do armamento, foi apreendido material de propaganda fascista e nazista, incluindo placas de rua do período nazista da Alemanha, uma delas com a indicação “Adolf Hitler Platz” (Praça Adolf Hitler).
Entre os detidos está Fabio Del Bergiolo que já foi candidato pelo partido fascista Forza Nuova (FN). O depósito com o material criminoso estava na residência dele.
O míssil localizado tem 3,54 metros de comprimento e é de fabricação francesa. Bergiolo pretendia vendê-lo por 470 mil euros (US$ 529.000).
A polícia informa que o foguete, que estava em um hangar no aeroporto Rivanazzano, perto de Turin, “não tem carga explosiva, mas pode ser armado por especialistas no ramo”. Segundo estas fontes, ele era modelo Mantra 530 F, com raio de alcance de 25km e capaz de transportar uma carga explosica de até 30kg.
A polícia chegou até os fascistas devido a mensagens enviadas por eles através de Whatsapp com fotos e propostas de venda do míssil.