João Campos dá início à folia no Recife e anuncia a vinda de Lula para a festa

João Campos e Victor Marques participaram da abertura do Carnaval 2026, no Recife (Rafael Vieira)

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), deu início oficial às festividades carnavalescas no Marco Zero da capital pernambucana, na noite desta quinta-feira (12). Campos estava entusiasmado com as comemorações. Cotado como possível candidato ao governo de Pernambuco, ele afirmou estar “grato e realizado” à frente da capital. “Nunca fiz nada pela metade em minha vida. A maior honra da minha vida é cuidar de Recife”, declarou. 

Pernambuco deu o pontapé inicial ao Carnaval de 2026 nesta quinta-feira (12). Unindo a tradição à inovação, Recife e Olinda abriram oficialmente suas festividades com programações que celebraram a diversidade cultural e a tecnologia, consolidando o estado como o epicentro da maior celebração de rua do Brasil.

Na capital pernambucana, o palco do Marco Zero foi o cenário do “Carnaval do Futuro”, onde a modernidade das transmissões tecnológicas se fundiu ao som do maracatu de baque virado. A programação começou no fim da tarde com o espetáculo Tumaraca, que promoveu o encontro de diversas nações de maracatu e contou com as participações especiais de Luedji Luna, Karynna Spinelli, Gabi do Carmo e do grupo Bacnaré.

A noite recifense seguiu com uma série de grandes encontros e homenagens. O artista Lenine, um dos grandes homenageados do ciclo, subiu ao palco acompanhado por nomes como Liniker, o duo Anavitória, Os Garotin e o Maestro Spok, todos sob a direção musical de Lula Queiroga. Na sequência, o público celebrou o legado de Dominguinhos em um show que trouxe os intérpretes João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho para reviver a obra premiada no Grammy Latino 2025. O encerramento da primeira noite ficou sob a responsabilidade de Priscila Senna, que levou o ritmo do brega para a multidão no coração do Bairro do Recife.

João celebrou os números expressivos da festa deste ano. A expectativa é que o Recife receba cerca de 3,5 milhões de foliões, gerando uma movimentação econômica superior a R$ 2 bilhões. O prefeito enfatizou que a cidade se consolidou como um dos nove destinos mais buscados do mundo para o período.

João Campos destacou o caráter democrático e inclusivo da festa, com 98% das apresentações compostas por artistas locais e acesso totalmente gratuito nos polos. Para garantir a operação, cerca de 3 mil servidores municipais trabalham de forma ininterrupta em áreas como limpeza, segurança e saúde.

VISITA DE LULA

O prefeito ressalta a forte expectativa para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à cidade. Em conversas recentes com a imprensa, o gestor detalhou a sintonia política com o Governo Federal, mas evitou confirmar sua postulação para disputar o Governo do Estado e a indefinição quanto a um apoio formal do presidente da República. 

No sábado (14), a cidade recebe o desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo. O evento contará com a presença do presidente Lula, que, segundo o prefeito, demonstrou regozijo com a agenda. 

João Campos reafirmou que a reunião em Brasília com o presidente Lula, nos dias que antecederam a folia, foi boa. Segundo o prefeito, o encontro foi “extraordinário” e marcado por um clima de grande animação mútua. “Pudemos falar de política, de cenários de Brasil afora e de conjuntura”, afirmou Campos.

“Então, o presidente Lula vem aqui no Galo da Madrugada, vai poder ver o maior bloco do mundo, depois vai lá para Salvador e vai para uma homenagem no Rio de Janeiro. E eu tenho certeza que o presidente Lula será sempre muito bem-vindo, não só pela relação política que eu tenho com ele, pessoal, mas também pelo povo de Pernambuco e o povo do Recife”, destacou. João também garantiu que estará com o presidente na agenda em Suape nesta sexta-feira (13).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *