Em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, o Salão Negro do Congresso Nacional abriga a exposição “Laços: Belo Brasil, Bela China”. A mostra, aberta ao público até 15 de agosto, retrata meio século de cooperação entre as duas nações, destacando parcerias em comércio, cultura, ciência e tecnologia. A exposição inclui 30 painéis que ilustram a história das relações bilaterais, objetos culturais e presentes protocolares, simbolizando a crescente conexão entre os países.
A cerimônia de abertura acontece em 13 de agosto, com um coquetel e apresentações culturais chinesas. Já no dia 15 de agosto, haverá sessão solene, no plenário da Câmara, às 14h, além de apresentação artístico-cultural chinesa.
A exposição é organizada pelo Grupo Parlamentar Brasil-China, presidido pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), e conta com o apoio da Embaixada da China no Brasil.
A primeira cooperação formal entre Brasil-China aconteceu em 15 de agosto de 1974. Mais tarde, com o início da parceria bilateral e a troca de embaixadores, veio em 1975 o Acordo de Cooperação Comercial e Econômica, para a promoção do comércio bilateral e relações econômicas entre os dois países.
O evento também celebra o avanço significativo das relações comerciais e diplomáticas entre os países, que há 14 anos fazem da China o maior parceiro comercial do Brasil, tendo somado mais de US$ 157 bilhões em trocas comerciais em 2023. No ano passado, o superávit comercial do Brasil com a China foi de US$ 51,1 bilhões.
Além do histórico de parcerias econômicas, o foco atual inclui investimentos em infraestrutura e cooperação científica e tecnológica, com destaque para projetos como o Satélite Cbers.
A exposição tem curadoria da cientista política e historiadora Ana Prestes e conta com o trabalho do Departamento de Comunicação da Embaixada da China. Ela é formada por diversos itens de ambos os países mostrando as convergências das nações com as similaridades entre seus povos e também as diferenças complementares.
A mostra, que inclui itens como o tradicional dragão chinês e o boi brasileiro, oferece uma rica viagem cultural, evidenciando as similaridades e diferenças que unem Brasil e China em uma relação mutuamente benéfica.
São 30 painéis que revelam o histórico de parcerias, imagens de paisagens e eventos culturais do Brasil e da China; presentes protocolares recebidos de autoridades chinesas e constantes do acervo do Museu da Câmara dos Deputados.
A vernissage conta com o apoio e patrocínio do Ibrachina, SinoLac e da XCMG.
Serviço:
“Laços: Belo Brasil, Bela China”
- Data: Até 15 de agosto de 2024
- Horário: 9h às 18h
- Local: Salão Negro, Congresso Nacional
- Entrada: Gratuita