Mais de 700 pessoas de todos os lugares do Rio de Janeiro lotaram a quadra do Cordão do Bola Preta, tradicional espaço do carnaval do Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira (30) para apoiar o lançamento oficial da candidatura de Rafaela Albergaria (PCdoB) para a Câmara de Vereadores do Rio.
Liderança da zona oeste, Rafa possui forte atuação na luta em defesa do transporte público de qualidade para a população da cidade. O evento contou com a presença de grandes lideranças como a deputada federal Jandira Feghali e a estadual Dani Balbi, ambas do PCdoB, além do candidato a vice-prefeito na chapa de Eduardo Paes, Eduardo Cavalieri.
Também participaram do encontro a jornalista Hildegard Angel, o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, o antropólogo Luiz Eduardo Soares e a presidente da Federação das Mulheres Fluminenses, Elza Serra.
A candidata a vereadora pelo PCdoB, destacou a importância de investir em transporte público de qualidade para o conjunto da população, em especial àqueles que moram nas regiões afastadas, que dependem mais do transporte público. Ela defendeu a implementação da tarifa zero como uma política essencial para garantir o direito à mobilidade e reduzir desigualdades na cidade.
Criadora do Observatório dos Trens, Rafaela criticou a precariedade do serviço oferecido pela privatizada Supervia, ressaltando que a falta de acessibilidade e segurança nas estações impacta diretamente a vida de pessoas com deficiência (PCDs) e de mulheres, que enfrentam maiores riscos de violência no entorno das estações.
Em seu discurso, Rafaela destacou que as eleições municipais serão fundamentais para derrotar o bolsonarismo no Brasil.
“As eleições municipais são determinantes para o nosso futuro. O Rio de Janeiro é um espaço prioritário para derrotar o bolsonarismo. Foi aqui que se produziu esse governo de morte, esse governo de miséria e exportou esse governo para a presidência do Brasil. E a gente tem que derrotar ele aqui. É uma agenda urgente: derrotar o Ramagem, candidato do Claudio Castro, candidato do Bolsonaro do Estado do Rio. Vamos fazer com que ele seja derrotado massivamente no primeiro turno. Nós não podemos deixar que esse projeto de morte alcance o segundo turno, porque a gente sabe que no segundo turno é uma outra eleição”, disse a candidata.
“Nós não podemos correr o risco de viver o que nós vivemos em 2018, a partir da eleição do Witzel, isso nós não podemos permitir. E a forma como a gente vai ganhar a população para derrotar o bolsonarismo de 2026 parte por nós. Essa estratégia passa por nós. A gente precisa recolocar a política no lugar onde ela nunca deveria ter saído. A gente precisa colocar a política no lugar”, ressaltou.
CONSTRUÇÃO DA FRENTE AMPLA
O candidato a vice-prefeito Eduardo Cavalieri esteve no lançamento da candidatura da Rafaela representando o prefeito e candidato à reeleição Eduardo Paes fez uma grande intervenção que animou a todos e todas.
Ele defendeu a necessidade da eleição de candidaturas como a da Rafaela Albergaria e disse que o Eduardo Paes está fazendo os estudos para viabilizar a proposta que a candidata defende vigorosamente de tarifa zero para os trabalhadores desempregados. Isso foi motivo de muita alegria durante o lançamento da campanha.
Saudou o plenário e as autoridades presentes. Declarou ainda que o prefeito Eduardo Paes e o PCdoB têm uma longa trajetória de parceria e que apoiar Rafaela Albergaria para vereadora é mais um desdobramento dessa construção da frente ampla e democrática pelo Rio de Janeiro e que vai reeleger o presidente Lula em 2026.
DEFESA DA DEMOCRACIA
A deputada federal, Jandira Fegalli, destacou a necessidade de “apostar em lideranças que defendam a democracia”. “Eu quero fazer um discurso e dizer que, para nós, que estamos no Parlamento Brasileiro, eu tenho nove mandatos, oito no Congresso Nacional, e eu quero dizer a vocês que a gente nunca viveu uma conjuntura tão difícil e tão complexa. E como aqui já foi dito, nós falamos a palavra democracia mais do que qualquer outra palavra nesse período e dizer que, para garantir democracia, nós temos que apostar em lideranças que defendam a democracia, que tem uma história para a democracia”.
“No Rio de Janeiro, não houve dúvida da nossa opção. Até porque, Luis Inácio Lula da Silva nos representa e representa o nosso campo e o candidato de Lula na Cidade do Rio de Janeiro chama-se Eduardo Paes”, ressaltou Jandira.
COMPROMISSO COM O RIO
Para a jornalista Hildegard Angel, irmã do militante do MR8, Stuart Angel, que foi covardemente assassinado pela ditadura, a eleição de Rafaela e Paes é fundamental para o combate à desigualdade na cidade.
“Estou aqui porque eu amo o Rio de Janeiro, amo de paixão essa cidade, estou aqui porque sou irmã de um comunista, que foi até as últimas consequências, no seu amor pelo país, que deu a sua vida para não entregar seus companheiros. E são esses exemplos que devem ser lembrados e prestigiados, porque se faz política não apenas para obter posições e situações materiais, se faz política porque se ama o nosso país, se ama a nossa cidade”, disse.
“Eu quero um Rio de Janeiro sem pessoas na calçada, dormindo por falta de moradia, eu quero o Rio de Janeiro, como a nossa Rafaela propõe, comendo três vezes ao dia, com escolas de tempo integral, como o Prefeito Eduardo Paes e o nosso futuro vice-prefeito propõem”, pontuou Hildegard.
NOSSA CONTRIBUIÇÃO
A deputada estadual, Dani Balbi, destacou que a tarefa que está dada no Rio de Janeiro é árdua: “fortalecer os espaços de democracia e dizer que queremos mais”. “Dizer que não existe espaço de democracia sem a mulher preta. Não pode haver um tecido democrático sem que aquelas que são a parcela mais sofrida, que são as mulheres periféricas, as mulheres de favela, as trabalhadoras e trabalhadores que precisam de creche e de dignidade para acessar o trabalho, que precisam de política pública de mobilidade urbana, para que possam efetivar a sua cidadania plena”, disse.
“É para fortalecer esta frente ampla que tem que lutar pela emancipação da classe trabalhadora que nós estamos entregando aquilo que temos de melhor. Rafaela Albergaria é nossa melhor e maior contribuição para a frente ampla que se forma no Rio de Janeiro”, ressaltou a parlamentar.
O presidente do PCdoB do Rio de Janeiro, Daniel Iliescu, destacou que a vitória contra o bolsonarismo só foi possível pela união de forças para a eleição de Lula. “As coisas ainda não estão perfeitas. Muitas mudanças ainda são necessárias. Precisamos melhorar as condições de vida da nossa população e diminuir o custo de vida. Mas esta vitória que retomou no Brasil a ciência, a cultura, a educação pública, a vacina e a saúde pública, só foi possível porque nós juntamos um grande contingente de forças que escolheu defender a democracia no Brasil. E um dos aliados importantes, que escolheu o lado da democracia, foi o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes”, disse.