
A deputada e sambista Leci Brandão (PCdoB) se elegeu para seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com a maior votação de sua história, somando 90.496 votos.
Nas redes sociais, emocionada, Leci agradeceu a confiança dos eleitores paulistas. “Meu povo querido de São Paulo, já chorei muito hoje, agradeci muito a Deus, e especialmente a vocês, que me recolocaram mais vez na Assembleia Legislativa de São Paulo”, disse Leci em vídeo no Instagram.
A cantora também se referiu ao “entendimento, reconhecimento e carinho” dos paulistas em relação ao seu trabalho na Alesp, e pediu “saúde, para poder continuar a fazer ações para fortalecer o povo de São Paulo, que não nos abandonou neste momento tão difícil da vida política e da história do país”, disse.
“Vou fazer tudo para continuar cumprindo o meu dever, para continuar atendendo às reivindicações de vocês. Não estou fazendo nenhum favor, é a minha obrigação enquanto deputada. Muito obrigada, e que vocês possam ter uma vida com dignidade, que é só isso que a gente quer, que o povo possa ter o seu emprego, saúde, que possa estudar, que o povo possa ficar alegre, porque o povo brasileiro é um povo alegre, e a gente não pode perder essa alegria”, disse Leci.
A deputada também conclamou a população a “enfrentar o 2º turno das eleições e a se conscientizar de que temos o dever de levar Lula à presidência”.
“Só Lula poderá reconstruir o nosso país, só ele poderá acabar com a fome, com tanta desigualdade, com tanta pobreza, tanta falta de atenção para com o povo, porque ele é um presidente que gosta do povo, que gosta de gente. Vamos ajudá-lo a sair vitorioso neste segundo turno. Nós estamos prontos para essa batalha. Deus abençoe a todos”, disse.
Além da reeleição de Leci Brandão, a bancada do PT na Alesp também cresceu nestas eleições. O partido ganhou oito novos deputados, passando de 10, eleitos em 2018, para 18 em 2022, configurando a segunda maior bancada.
Também por São Paulo, o PSOL teve o candidato a deputado federal mais votado. Guilherme Boulos, que foi candidato a presidente nas eleições de 2018 e candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020, teve mais de um milhão de votos nesta eleição.
“Obrigado, São Paulo, pelos mais de 1 milhão de votos. Vamos juntos, para cima deles”, comemorou no Twitter, referindo-se ao segundo turno das eleições e seu apoio ao ex-presidente Lula.
No início deste ano, falando no lançamento da pré-candidatura de Boulos, Lula parabenizou o então candidato pela “trajetória política, pelo caráter, comportamento ético e pelo compromisso”.