A rede de fast-food McDonald’s foi multada em R$ 6 milhões por publicidade abusiva direcionada ao público infantil por meio de shows do personagem da marca realizados em escolas.
A decisão foi publicada na última sexta-feira pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça. De acordo com o DPDC, a rede usa os shows do palhaço Ronald McDonald como pretexto para publicidade da marca. “Com as apresentações do palhaço Ronald McDonald, as crianças criavam vínculos afetivos com a marca. Existia, assim, a identificação da criança com a marca McDonald, representada pela sua mascote infantil, o Ronald McDonald”, afirmou a DPDC.
A denúncia contra a rede de fast-food no Brasil foi feita em 2013 pelo Programa Criança e Consumo do Instituto Alana, ONG que promove os direitos da criança. Segundo a ONG, em um levantamento realizado no site da empresa, o Instituto constatou que em cerca de dois meses foram realizados 70 apresentações do show em 35 cidades de dez estados do país.
Para a coordenadora do programa Criança e Consumo, Ekaterine Karageorgiadis, a decisão é importante para o reconhecimento da publicidade infantil como prática abusiva e a sanção aplicada serve de exemplo para que outras empresas não reproduzam essa prática. “No caso específico do McDonald’s, algumas ações aconteceram em creches. Essa prática busca fidelizar a criança à marca e seus valores muito cedo com o reforço dos educadores e profissionais que trabalham na escola. A criança acredita que aquela imagem que a empresa está passando é um conteúdo lecionado na escola e, portanto, deve ser aprendido e é correto”, afirmou. O McDonalds tem 30 dias para o pagamento da multa. Ainda cabe recurso das decisões.