MPF de Brasília reforça denúncia contra Temer no inquérito dos portos

Michel Temer, que substituiu Dilma Rousseff após o impeachment. Foto: PR

O Ministério Público Federal em Brasília apresentou, na segunda-feira (15), pedido para que a Justiça Federal aceite a denúncia contra o ex-presidente Michel Temer feita pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, no final do ano passado, no inquérito que investiga irregularidades no chamado decreto dos portos.

Temer é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por favorecer empresas na edição do decreto. Ao todo, a PGR aponta movimentação indevida de 32,6 milhões de reais.

O decreto dos portos ampliou por até setenta anos a duração de contratos entre o poder público e empresas que exploram o setor portuário. Os investigadores apontaram o Grupo Rodrimar, que opera no Porto de Santos, como um dos responsáveis pelo pagamento de propinas ao então presidente por meio de empresas.

O inquérito foi aberto em setembro de 2017 com base em documentos e depoimentos prestados por executivos do grupo J&F, que tem como um dos principais controladores o empresário Joesley Batista, em acordos de colaboração premiada.

A denúncia, apresentada pela PGR em 19 de dezembro, teve de ser reiterada porque o caso passou para 1ª instância após Temer perder foro privilegiado. No despacho em que remeteu a acusação à 10ª Vara Federal do Distrito Federal, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, afirma que – com a perda da prerrogativa de foro – a denúncia não deve ser analisada pelo STF. Caberá ao juiz federal Vallisney de Souza Oliveira decidir se o ex-presidente se torna réu.

Além de Michel Temer, foram denunciados o ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, o empresário Antônio Celso Grecco, dono da Rodrimar, o executivo Ricardo Conrado Mesquita, Carlos Alberto da Costa e João Baptista Lima Filho – amigo de Temer há mais de trinta anos.

Temer já é réu em quatro ações penais, denunciado em três inquéritos e investigado em mais cinco casos – ao todo, são 12 procedimentos em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília.

Matérias sobre caso:

https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.org.br/propina-dos-portos-temer-e-mais-10-sao-indiciados-pela-pf/
https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.org.br/dodge-denuncia-temer-por-corrupcao-e-lavagem-no-inquerito-dos-portos/
https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.org.br/pf-ouve-mais-5-sobre-caso-que-liga-propina-em-portos-a-temer/
https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.org.br/ex-ministro-de-dilma-quer-provar-que-temer-nao-recebeu-propina-da-rodrimar/

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *