Nesta sexta-feira (30), estreou o programa no horário eleitoral na TV. Guilherme Boulos, deputado federal e candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, estreou seu programa recebendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja da Silva, em sua casa no bairro do Campo Limpo, zona sul da capital paulista.
No programa, Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, são recebidos pelo psolista, sua esposa e as duas filhas em sua residência para um café. Na conversa entre os dois, o presidente se refere a Boulos como “meu candidato a prefeito” e faz questão de mencionar a candidata a vice-prefeita na chapa, Marta Suplicy (PT), como alguém que tem “muita experiência”. Ela foi prefeita de São Paulo de 2001 a 2004.
“Vai juntar o vigor a força de um jovem com alguém que tem a experiência de uma mulher bem-sucedida”, diz Lula.
O presidente destacou a ligação de Boulos com “movimentos sociais que brigaram nesse país pela democracia, pela habitação” e diz que o psolista é o “mais qualificado” dos candidatos e conta com a experiência de Marta ao seu lado. Boulos cita por duas vezes, nos seus 2 minutos e 22 segundos, que está contente em “contar com o seu apoio”.
Da mesma forma, Boulos agradece ao presidente pelo apoio, classifica a campanha eleitoral como “o maior desafio” de sua vida e lembra que São Paulo acolheu “um retirante nordestino que veio de pau de arara, virou metalúrgico e presidente do Brasil”.
NUNES SE DIZ “CRIA” DA PERIFERIA
Detentor do maior tempo de propaganda na TV, Ricardo Nunes também exibiu seu maior cabo eleitoral – o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) –, mas foi mais bem mais comedido. Bolsonaro aparece apenas no fim da peça publicitária exibida nesta sexta, por 4 segundos. Ele não faz nenhum comentário nessa primeira aparição.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também aparece no vídeo, igualmente sem qualquer declaração de voto.
Ricardo Nunes se apresentou como “cria da periferia”. Ele destacou que estudou em escola pública e cresceu na região sul da capital paulista, onde concentrou sua atuação na vida política até se tornar prefeito.
DATENA E TABATA
José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB) também direcionaram sua mensagem ao eleitorado da periferia.
Tabata contou rapidamente a história dos pais e de sua família e falou sobre a vida no bairro da Vila Missionária, no extremo sul da capital.
Datena, por sua vez, lembrou os tempos de apresentador na TV Bandeirantes e falou grosso, prometendo ampliar o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na cidade.