
Em reunião com atletas coreanos no Vaticano, quarta-feira, o papa Francisco defendeu a plena pacificação da Península. “Ver as duas partes da Coreia juntas representa uma mensagem de paz para toda a humanidade”, declarou o Pontífice, reforçando o caminho comum da desnuclearização e da reunião entre as famílias separadas.
Na Praça de São Pedro, o papa assistiu ao som de Ave Maria uma apresentação de taekwondo, arte marcial original da Coreia, feita por dez atletas. No local, uma faixa com a frase “a paz é mais preciosa que o triunfo” sintetizava o espírito de congraçamento da reunião, enquanto uma menina trajando um quimono branco soltava uma pomba branca como símbolo da paz.
Após uma década de afastamento, os líderes do Norte e do Sul se reuniram em abril, quando aprovaram uma série de iniciativas com vistas à normalização das relações. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, voltaram a se encontrar no último sábado para debater os detalhes da cúpula de 12 de junho, em Singapura, que terá a presença de Donald Trump.