
O vice-presidente do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR), Yury Afonin, participou da discussão sobre o aumento da idade de aposentadoria, proposto pelo premiê Dmitry Medvedev, realizada em Moscou, no sábado (7).
O premiê russo quer aumentar a idade da aposentadoria em cinco anos para os homens – de 60 para 65 anos – e em oito anos para as mulheres, de 55 para 63 anos. Com isso, regiões como a Sibéria – em que a expectativa de vida é de 55 anos – ou Tira, onde é de 64,4 anos – homens e mulheres morreriam sem sequer poder usufruir do direito. Em média, os homens russos vivem dez anos a menos do que as mulheres, 66,5 anos, enquanto as russas geralmente vivem em torno de 77 anos. Abaixo, os principais trechos da matéria sobre esse debate, publicada no portal do PCFR.
A visão do governo para aumentar a idade de aposentadoria foi defendida pelo deputado do partido Rússia Unida na Duma, Alexander Sidyakin. Seus argumentos se resumiram, principalmente, a que a proporção entre aposentados e trabalhadores ativos no país mudou criticamente, de forma que os trabalhadores ativos não conseguem mais garantir fundos suficientes para pagar as aposentadorias. Em sua opinião, o crescente déficit do Fundo de Pensões já não pode ser compensado pelo Orçamento, de modo que aumentar a idade de aposentadoria é objetivamente inevitável.
Yuri Afonin assinalou que, de fato, é difícil criar uma desculpa para aquilo que, de acordo com diferentes pesquisas, é rejeitado por de 80 à 90% da população. Ele observou que nenhum argumento das autoridades para elevar a idade de aposentadoria pode ser considerado sério. Para subir a idade, particularmente absurdo é argumentar que nossa expectativa de vida cresceu. “Nos últimos 30 anos cresceu apenas dois anos, apesar de todos os avanços na medicina e tecnologia, e querem aumentar a idade de aposentadoria em 5-8 anos”. No “decreto de maio”, há uma previsão de que até 2030 a expectativa de vida deve aumentar para 80 anos. Mas o aumento da idade da aposentadoria será formalizado por lei, e o aumento suposto na expectativa de vida não está de forma alguma garantido –já vimos como os “decretos de maio” não cumpriram as promessas de dobrar o PIB.

Yury Afonin, vice-presidente do PC da Federação Russa
O vice-presidente do PCFR observou que a maior parte do déficit do Fundo de Pensões pode ser eliminado apenas abolindo a escala regressiva do imposto para contribuições de pensão: remover o limite de 85 mil rublos, acima do qual a percentagem de pagamentos se reduz. Agora o que acontece é que a maioria das pessoas com pequenos salários paga uma porcentagem maior do que os trabalhadores que ganham mais. Se você tem a oportunidade de pagar milhões de rublos aos seus principais gerentes, então pague 22% do total do salário deles ao Fundo de Pensão.
Além disso, salientou Yuri Afonin, o PCRF tem repetidamente proposto medidas para aumentar as entradas do Orçamento, o que permitiria resolver o problema da escassez de dinheiro para pagamentos de pensão sem aumentar a idade. Isto é em primeiro lugar a introdução de um imposto progressivo sobre a renda e a nacionalização da base dos recursos minerais e matérias-primas. O representante da ‘Rússia Unida’ imediatamente repetiu o argumento padrão contra o imposto progressivo: todos vão sonegar”. Mas então para que a Rússia alimenta tal exército de agentes da ordem, retrucou Afonin? E no próprio sistema de pensões tem que colocar as coisas em ordem, disse ele, e então haverá não poucos recursos. Por exemplo, precisa descobrir quanto dinheiro é gasto na administração do próprio Fundo.
Ele também disse que a tentativa das autoridades de introduzir uma divisão geracional na sociedade – a promessa de um milésimo aumento previdenciário para os aposentados de hoje – será obviamente um fracasso. O nosso povo é inteligente e rapidamente percebeu: se os que têm 55-60 anos, filhos dos atuais mais velhos, perderem o trabalho e não tiverem pensões, quem os alimentará? Dificilmente serão os mais jovens – eles estão lutando para pagar uma hipoteca e criar filhos. Eles pedirão ajuda aos pais aposentados. Este argumento não tem chance de enganar ninguém – os pensionistas também são contra o aumento da idade de aposentadoria, porque eles pensam nos seus filhos.
O público que estava na sala se juntou à discussão. Argumentos surpreendentes foram trazidos por cientistas políticos pró-governo para justificar o aumento da idade de aposentadoria. Dizem eles que quanto mais tarde uma pessoa se aposentar mais ela vive. O deputado estadual da Duma, Denis Parfenov, observou acertadamente que, de acordo com essa lógica, a abolição das aposentadorias em geral é um passo em direção à imortalidade. O representante do Partido dos Aposentados pela Justiça, na maior falta de vergonha, disse que as mulheres com mais de 40 anos, entre as quais eles realizaram uma pesquisa, votaram para elevar a idade de aposentadoria. “Bem, nossas mulheres não querem envelhecer!” – comoveu-se o “aposentado profissional”. Aumento de renda sob a forma de pensão, aparentemente, os ricos também não querem. Após tais declarações, fica imediatamente claro por que tais partidos existem.. O vice-presidente do Comitê Central do PCRF, disse que o Partido está determinado a lutar contra o aumento da idade da aposentadoria, convoca as pessoas a protestar e a realizar um referendo. “E vocês também levem as pessoas para manifestações em apoio ao aumento da idade de aposentadoria”, sugeriu ironicamente Afonin ao partido Rússia Unida e seu grupo de apoio. “Eu realmente quero ver seus partidários”, disse.
“Há um partido que defende aumentar a idade de aposentadoria que é o partido ‘Rússia Unida’” concluiu Afonin. “O Partido Comunista da Federação Russa apresenta um desafio: nenhum voto para aumentar a idade de aposentadoria em qualquer eleição”, disse.
“Regiões como a Sibéria – em que a expectativa de vida é de 55 anos” Para lá os exilados