
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou terça-feira (8) que mesmo com a saída unilateral e irresponsável dos Estados Unidos do Acordo Nuclear seu país seguirá cumprindo com todas as responsabilidades assumidas com as demais nações. Rouhani classificou a decisão de Trump como “o início de uma guerra psicológica”, porém destacou que seu heroico povo não se deixará amedrontar.
“Apesar da posição dos Estados Unidos e do regime sionista, com seus esforços e seus discursos imprudentes desta noite, o Plano Integral de Ação Conjunta (nome oficial do Acordo Nuclear) perdurará e nós seguiremos adiante adotando medidas para a paz e a segurança da região e do mundo”, declarou Rouhani, frisando que a partir de agora, “Rússia, França, China, Alemanha e Inglaterra são os cinco países signatários do Acordo”.
HOSTILIDADE
Durante aparição em cadeia nacional de televisão, logo após a fala de Trump, o líder iraniano lembrou que os EUA sempre se mostraram hostis, não somente com sua nação, mas com os povos do Afeganistão, Iraque, Iêmen, do Oriente Médio e do Norte da África.
Segundo Rouhani, a Agência Internacional de Energia Atômica reconheceu o pleno cumprimento, por parte da nação iraniana, das suas promessas e obrigações, e neste momento todos podem comprovar qual é efetivamente o país que desrespeita suas obrigações internacionais. O Acordo Nuclear, acrescentou o presidente, foi ratificado em uma Resolução do Conselho de Segurança da ONU e a Resolução 2231. Diante disso, enfatizou Rohani, os Estados Unidos anunciaram oficialmente que não lhes importam as obrigações internacionais, da mesma forma como anteriormente descumpriu o acordo sobre o Tratado de Mudança Climática.
Conforme o presidente iraniano, Trump encontra-se completamente isolado, contando apenas com o apoio do ilegítimo regime israelense, “o mesmo que assassinou cientistas nucleares do nosso país, o mesmo que não deixa passar um dia na história política e de sua existência sem acrescentar uma nova crueldade e injustiça contra a população da região e, especialmente, contra a grande nação Palestina”.
“Ordenei ao Ministério de Relações Exteriores que inicie negociações com os países europeus e com a Rússia e a China, duas grandes nações, já nas próximas semanas. Seguiremos com o Acordo Nuclear se depois de umas semanas de consultas chegarmos à conclusão de que a cooperação com estes cinco países beneficia à nação iraniana, segundo o previsto no Acordo Nuclear”, sublinhou Rouhani.