
O líder norte-coreano, Kim Jong Um, realizou a sua terceira visita a China em menos de três meses, na terça-feira (19). Ao chegar no país, ele foi recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping, que avaliou o encontro entre o líder coreano e o presidente dos EUA como “positivo”, ao passo que reafirmou a “amizade inabalável” da China para com a Coreia Popular.
A visita de Kim a China está prevista para durar três dias, e ocorre uma semana após seu encontro com o presidente norte-americano. Conforme nota do governo chinês, Xi Jinping afirmou que “independentemente das mudanças na situação internacional e regional, a posição resoluta do partido e do governo da China é a de se dedicar a consolidar e desenvolver as relações entre ambos os países”. “A amizade entre o povo chinês e o povo coreano não mudará, e o apoio da China à Coreia Popular não mudará”.
O líder chinês também disse a Kim que através dos “esforços combinados dos países relevantes” as negociações acerca da Península Coreana devem retomar os trilhos na direção da paz e estabilidade.
Ao ser recebido no Palácio do Povo em Pequim, pela guarda de honra militar, Kim comemorou o “reforço da cooperação estratégica” com a China, conforme publicação da KCNA. Ele também expressou a sua determinação para o aprofundamento das relações de amizade, unidade e cooperação com o país.
Kim também disse estar muito feliz pelo reencontro com Xi Jinping e outros camaradas chineses, sobretudo no que qualificou como “o momento em que uma nova corrente histórica está sendo criada na península coreana”.