O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o deputado federal Celso Sabino (União-PA) para assumir o Ministério do Turismo, em reunião com a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Sabino aceitou o convite. A nomeação sairá nos próximos dias no Diário Oficial, diz nota do governo.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias”, declara o governo em nota.
Dessa forma, Celso Sabino substituirá a atual ministra Daniela Carneiro
Daniela já havia colocado o cargo à disposição, mas permanece até a oficialização do substituto, diz o Planalto.
Essa é a segunda mudança no ministério de Lula desde o início do seu terceiro mandato.
O primeiro ministro exonerado foi o general da reserva Gonçalves Dias, substituído no comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pelo também general da reserva Marcos Antonio Amaro.
Daniela Carneiro retomará seu mandato de deputada federal, assim que sair do Ministério do Turismo.
A ministra é do União Brasil, mas deve ir para o Republicanos. A mudança só depende do resultado de uma consulta feita pela deputada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na qual pede a desfiliação da atual sigla sem perder o mandato.
O novo ministro do Turismo é apontado como aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a quem já se referiu como “amigo irmão”.
Sabino foi filiado ao PSDB e em 2020 tornou-se líder da maioria na Câmara, cargo ocupado por um deputado próximo ao Planalto.
O PSDB chegou a avaliar a expulsão do parlamentar da sigla, que também postou uma foto ao lado de Bolsonaro em uma viagem ao Pará. Ele anunciou a saída do partido em 2021 após se desentender com os tucanos.