Na terceira via, Ciro mantém-se em terceiro, com 5%, seguido de Dória com 3%. Saída de Moro transferiu votos para Bolsonaro
Pesquisa PoderData, realizada de 10 a 12 de abril de 2022, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 40% das intenções de voto para as eleições presidenciais, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 35%. Nas simulações de segundo turno, Lula e Ciro derrotam Bolsonaro.
A pesquisa ainda mostra que os candidatos da terceira via continuam distantes de Lula e de Bolsonaro. Na terceira posição, Ciro Gomes (PDT) atingiu 5%, seguido de João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 3% cada e Simone Tebet (MDB), com 2%.
A diferença entre as pesquisas de novembro e a deste mês foi a retirada do nome o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) da lista de pré-candidatos testados. Segundo o levantamento, a saída do ex-juiz da disputa favoreceu Bolsonaro, que variou 3 pontos para cima em 15 dias, enquanto Lula oscilou 1 para baixo.
Não é possível fazer uma comparação do desempenho dos pré-candidatos em relação à pesquisa anterior, publicada no último dia 30, já que há diferença na lista de nomes apresentados como opções. Além de Moro, Eduardo Leite (PSDB) também não aparece, enquanto Eymael, Péricles e Manzano foram considerados no cenário.
Simulações de 2º turno
A pesquisa PoderData ainda fez simulações de três cenários para o 2º turno:
Lula e Ciro vencem Bolsonaro no segundo turno
Veja os resultados a seguir:
Cenário 1
Lula (PT): 47%
Bolsonaro (PL): 38%
Branco/nulo: 11%
Não sabem: 4%
Na pesquisa anterior, em 30 de março, Lula tinha 50% contra 38% de Bolsonaro.
Cenário 2
Ciro (PDT): 42%
Bolsonaro (PL): 39%
Branco/nulo: 16%
Não sabem: 3%
Cenário 3
Lula (PT): 46%
Ciro (PDT): 24%
Branco/nulo: 26%
Não sabem: 3%