Gleisi Hoffmann pediu ao governo Lula que a ajude o país. “Cuba precisa urgente de solidariedade ativa, em meio a uma grave crise de energia e a passagem de um furacão devastador”
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, denunciou o “bloqueio econômico cruel, imposto pelos EUA” a Cuba e defendeu que o governo Lula entre “nessa corrente” de apoio ao país caribenho “com ações concretas” contra a crise energética, causada pelo bloqueio, e de suporte à população atingida pelo furacão.
“Cuba precisa urgente de solidariedade ativa, em meio a uma grave crise de energia e a passagem de um furacão devastador”, defendeu a dirigente.
“Mesmo sofrendo seis décadas com um bloqueio econômico cruel, imposto pelos EUA, o povo cubano sempre deu a mão a quem precisa, inclusive a nós, no Brasil”, continuou.
“É hora de retribuir com doações de alimentos, roupas, dinheiro, o que for possível. E nosso governo também precisa entrar nessa corrente, com ações concretas”, afirmou Gleisi.
Na publicação, feita nas redes sociais, Gleisi Hoffmann pediu doações de roupas, alimentos e outros itens para Cuba.
Na segunda-feira (21), o furacão Oscar passou pela região leste de Cuba, deixando pelo menos 6 mortos.
Ao mesmo tempo, o país tem passado por uma grave crise energética causada pela dificuldade de importar petróleo, uma vez que sofre com um bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos.
O bloqueio estabelece, por exemplo, que qualquer navio que aportar em Cuba fica proibido por seis meses de ingressar nos Estados Unidos.
O presidente cubano Miguel Díaz-Canel denunciou que “o colapso do sistema de energia é mais uma demonstração de todos os problemas que o bloqueio nos causa. Tudo acontece por causa das divisas que não temos, devido à perseguição financeira e do combustível que não temos por causa da sabotagem energética”.
VISITA
Em março, Gleisi esteve visitando Cuba e se encontrou com o líder cubano Miguel Díaz-Canel.
Segundo Díaz-Canel, ambos concordaram sobre o “excelente estado dos laços entre ambas as organizações políticas e com a importância de aprofundá-los”.
Na ocasião, presidente de Cuba enviou “saudações afetuosas” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além de Gleisi, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) também esteve na reunião.
Culpa do regime que foi implantado em Cuba à décadas! Se alguém acha que o regime é bom, que vá morar lá!
Cuba foi uma miserável colônia da Espanha desde o século XV até 1898, quando foi ocupada pelos EUA. Depois disso, foi dominada por uma série de ditaduras corruptas e criminosas, sempre marionetes dos EUA, , até 1959. E você vem dizer que o problema é o regime socialista, sob um cruel bloqueio norte-americano há 50 anos. Não tem vergonha, não?