
O primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil foi confirmado, nesta quarta-feira (26), pelo Ministério da Saúde.
O paciente é um homem de 61 anos que voltou de viagem da Itália para São Paulo e que só apresentou os sintomas da doença dias depois de sua chegada. Esse também é o primeiro caso confirmado da América Latina.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, o paciente é hipertenso e por possuir mais de 60 anos está entre o grupo que apresenta maior risco, mas os sintomas são leves e a doença não evoluiu para um quadro mais grave.
O homem foi atendido no hospital Albert Einstein que registrou a suspeita e realizou os primeiros exames para detectar a presença do Covid-19. O Instituto Adolfo Lutz foi comunicado para contraprova, comprovando a infecção por coronavírus.
O diagnóstico foi realizado a partir de método criado por equipe de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a média de conclusão do exame é de três dias, segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
De acordo com o Ministério, os passageiros do voo que veio da Itália ficarão em quarentena, e alguns dos que viajaram mais próximos do paciente (da fileira que estava sentado, a ao lado, até duas para frente) devem ficar em observação.
O homem também recebeu cerca de 30 familiares em sua residência, no último domingo, que também serão contactados pelas equipes de saúde. Ele viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar.