
Ditadura de Israel cada vez mais isolada no mundo. Dos 193 Estados-membros da ONU, cerca de 151 já reconhecem o Estado da Palestina, após as recentes adesões de Austrália, Canadá, Reino Unido e Portugal
Austrália, Canadá, Reino Unido e Portugal oficializaram o reconhecimento do Estado da Palestina. Espera-se que mais países se juntem a este movimento durante a 80ª Semana de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU, a partir desta terça-feira (23 de setembro de 2025).
O governo brasileiro recebeu “com satisfação” os anúncios feitos por esses 4 países sobre o reconhecimento da Palestina como Estado soberano.
A medida — decretada por Austrália, Canadá, Reino Unido e Portugal em declaração coordenada — reflete o consenso crescente na comunidade internacional sobre a urgência de garantir ao povo palestino o direito à autodeterminação.
NÚMERO DE RECONHECIMENTOS ATUAIS
Dos 193 Estados-membros da ONU, cerca de 151 já reconhecem o Estado da Palestina, após as recentes adesões de Austrália, Canadá, Reino Unido e Portugal.
Esse número representa uma parcela significativa, ainda que o reconhecimento por si só não garanta assento pleno ou todos os direitos diplomáticos previstos para Estados-membros da ONU.
Até abril de 2025, 147 dos 193 Estados-membros da ONU reconheceram oficialmente a Palestina como Estado soberano.
Em meados de setembro de 2025, esse número subiu para cerca de 151 países.
NOTA DO MRE
O Brasil, que reconhece o Estado da Palestina desde 2010, “reafirma sua convicção histórica de que a única via para paz e estabilidade no Oriente Médio passa pela implementação da solução de dois Estados: um Estado palestino independente e viável coexistindo pacificamente com Israel, dentro das fronteiras de 1967, incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, com Jerusalém Oriental como capital”, diz nota emitida, no último domingo (21), pelo MRE (Ministério das Relações Exteriores).
POR CONTINENTE
Para dar uma ideia, aqui estão países de diferentes continentes que reconhecem a Palestina:
CONTINENTE AFRICANO
Dos 54 países que fazem parte do continente, quase todos reconhecem, exceto alguns poucos.
ÁSIA
No continente asiático, composto por 49 países, China, Índia, e muitos outros do Sul e Sudeste da Ásia.
AMÉRICA LATINA
A maioria dos 33 países latino-americanos reconhecem o Estado da Palestina.
EUROPA
Dos 50 países do continente, vários reconhecem: Suécia (desde 2014), Irlanda, Espanha, Eslovênia, Noruega, Portugal, Reino Unido, entre outros.
OCEANIA
Dos 14 membros do continente, a Austrália reconheceu formalmente mais recentemente, em setembro de 2025.
Leia nota na íntegra:
O governo brasileiro recebe, com satisfação, o anúncio do reconhecimento do Estado da Palestina pela Austrália, pelo Canadá, pelo Reino Unido e por Portugal.
A decisão desses países – que deverá ser seguida por outros durante 80ª Semana de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU, a ter início no próximo dia 23 – evidencia o crescente consenso internacional sobre a necessidade de assegurar ao povo palestino o direito à autodeterminação.
O Brasil, que reconhece o Estado da Palestina desde 2010, reafirma a convicção histórica de que o único caminho para a paz e a estabilidade no Oriente Médio passa pela implementação da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, coexistindo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, com Jerusalém Oriental como capital.