Na última sexta-feira (20) ocorreram as eleições da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (AfagroRS), que exerce o papel de proteger a saúde no campo e garantindo a qualidade dos alimentos que são distribuídos à população. Antônio Medeiros foi eleito o novo presidente da entidade. “Agradecemos a todos que confiaram em nossas propostas e no nosso jeito de liderar essa nobre e tão importante categoria. Já assumimos aqui o compromisso de fazer uma gestão de unidade. Sabemos do desafio que temos pela frente e queremos contar com todos nessa caminhada”, comemorou.
A Chapa 2 utilizou o bordão: “COM SALÁRIO EM ATRASO NÃO HÁ NEGOCIAÇÃO. E só uma entidade forte, independente, com lideranças isentas e de fato comprometidas com o bem dos seus associados, como o que representa a CHAPA 2, pode gerar resultados de verdadeiro interesse para sua categoria”.
A Afagro/RS passa por um momento bastante delicado frente às políticas de austeridade do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB). Recentemente foi aprovado PL 125 na Assembleia Legislativa, que terceiriza o serviço de inspeção agropecuária trasnferindo o controle do estado à rede privada. Outra mobilização da categoria é combater o parcelamento dos salários que o governo estadual vem promovendo. Se o parcelamento continuar os trabalhadores ameaçam entrar em greve nos dias 31 de outubro, 7, 9 e 14 de novembro.