O vereador de Araraquara, Guilherme Bianco (PCdoB), lançou sua candidatura à reeleição em evento com mais de 300 pessoas e afirmou que a extrema-direita na cidade vai ser derrotada mais uma vez nas eleições.
O evento contou com a participação de 300 araraquarenses e lideranças de diversos setores do município. Guilherme disse que esse “é o time da democracia, da participação popular, do orçamento participativo e do presidente Lula, somos do time que mais uma vez vai derrotar a extrema-direita aqui em Araraquara”.
O vereador disse ter orgulho de andar ao lado “dessa galera que não consegue dormir tranquila porque tem criança fora da escola, porque tem postinho que tá faltando remédio ou porque a extrema-direita está se assanhando novamente”.
Guilherme, que tem 28 anos, foi eleito em 2020 com mais de mil votos, sendo o primeiro vereador do PCdoB na história da cidade. É cientista social formado pela Unesp de Araraquara. Em seu discurso, ele lembrou que era criticado por “ser radical demais para a Câmara”.
“Se ser radical é defender que cada araraquarense possa ter casa, que todo estudante tem que andar de graça no ônibus, que o postinho de saúde tem que atender bem a nossa população, então, sim, nós somos o time da radicalidade”, enfatizou.
Ele ainda falou sobre a construção da praça no Jardim Paraíso, que tirou espaço do tráfico de drogas para “agora ser ocupado pelas pessoas que vão fazer piquenique, namorar, levar seus filhos para jogar bola”. O posto de saúde do bairro também está sendo reformado para receber mais médicos e ter farmácia.
A candidata à Prefeitura de Araraquara, Eliana Honain (PT), afirmou que Guilherme é “um jovem que nos surpreendeu de uma tal maneira que nós ficamos orgulhosos”. A ex-secretária da Saúde da cidade destacou a atuação do vereador, com apoio do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), para conseguir aparelhos auditivos para a população e a reforma de postos de saúde.
O ex-prefeito de Araraquara e ex-deputado federal Marcelo Barbieri, lembrou da atuação de Guilherme Bianco no movimento estudantil secundarista da cidade e falou que seu mandato “superou todos os prognósticos”.
Alessandra Laurindo, que é coordenadora de Políticas Étnico-Raciais de Araraquara, destacou a participação do vereador nos movimentos antirracistas da cidade. Ela citou a aprovação de leis de combate ao racismo religioso de autoria de Guilherme e seu suporte no lançamento do livro “A História Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense”.
O vice-presidente do PCdoB no Estado de São Paulo, Pedro Campos, esteve no evento e fez uma saudação em nome do deputado federal Orlando Silva e da deputada estadual Leci Brandão. O representante do partido falou que Guilherme Bianco se tornou, após quatro anos de mandato, uma referência, tendo importância também para debates de âmbito nacional.
Maria Augusta Haddad, diretora da União Estadual dos Estudantes (UEE) e estudante de química Unesp Araraquara, ressaltou o apoio de Guilherme aos cursinhos populares, que tiveram seus orçamentos dobrados.
Sergio Luiz Melhado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, afirmou que os trabalhadores “estão esmagados” pela reforma trabalhista e com pouca representação no Legislativo. Para ele, é “muito importante e emocionante” que a juventude esteja se engajando na política e na campanha de Guilherme Bianco.