O pré-candidato do PMDB à presidência da República, Henrique Meirelles, divulgou um vídeo feito para redes sociais em que aparece sendo elogiado por Lula e Michel Temer, além de outros políticos.
A peça usa um discurso de pouco mais de 10 segundos em que Lula, quando ainda estava na presidência, faz rasgados elogios ao peemedebista, que à época ocupava a presidência do Banco Central.
A propaganda faz uma compilação de elogios ao ex-ministro da Fazenda, que inclui a maior parte dos candidatos à presidência este ano. Fernando Henrique Cardoso também é citado, mas somente Lula aparece no vídeo em um discurso.
“Sou um homem que tem muito respeito pelo Meirelles. E devo a esse companheiro a estabilidade econômica e o respeito que o Brasil tem hoje no mundo”, diz Lula no discurso feito em 2009.
O candidato do Planalto tem alardeado supostos méritos de sua passagem pela presidência do Banco Central, durante os dois mandatos de Lula. Porém, o que fez durante todo o período foi estrangular a economia com as taxas de juros mantidas nos patamares mais elevados do mundo.
Agora, com apenas 1% nas intenções de voto nas pesquisas, Meirelles acredita que pode herdar parte dos eleitores lulistas – uma vez que, preso e enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o petista não poderá concorrer.
Meirelles foi presidente do Banco Central durante os dois governos de Lula, período em que as taxas de juros foram às alturas. Lula o queria como ministro da Fazenda de Dilma. Mas ela preferia o Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco. Acabou se contentando com Joaquim Levy, ex-diretor superintendente do banco.
Meirelles também foi presidente do Conselho da J&F Participações, dona da JBS, em 2012. Nesse período, o grupo da JBS se beneficiou de cerca de 12 bilhões de reais do BNDES.
Leia mais:
não devia