
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, foi duramente criticado em seu perfil no Twitter após publicar uma fotografia do planeta Terra na noite da última terça-feira (21).
A publicação do ministro, que esteve no espaço em 2006, gerou revolta de uma das tendências mais exóticas do bolsonarismo: os terraplanistas.
“Para quem ainda acha que a Terra é plana, veja segunda foto… kkk”, publicou Pontes no Twitter ao compartilhar a fotografia do planeta que foi postada pelo Centro de Voos Espaciais George C. Marshall, da Agência Espacial Americana, a Nasa.
Segundo ele mesmo conta na legenda, a postagem foi feita para atender ao “grande número de pessoas que me questionam sobre a Terra ser plana ou não”.
Imediatamente, os terraplanistas passaram a criticar a “teoria” de Marcos Pontes que, desde que assumiu o ministério do governo Bolsonaro, não havia se contraposto à crença terraplanista.
“Ministro, creio que o senhor seja mais inteligente que isso. Mais… tá certo em defender a sua teoria. Porém não faça isso menosprezado a inteligência dos outros, no mais seja feliz no seu mundo da bola molhada girando a mais de 1.600 km”, escreveu um terraplanista.
“1) Se a terra fosse um Globo, os cálculos trigonométricos mostrariam curvatura mas não é o que acontece. 2) Se a terra é o que a Nasa mostra na ‘foto’, como me explica o texto bíblico que fala sobre águas abaixo do céu (firmamento) e ACIMA do céu?”, argumentou outro.
Muitos dos comentários recomendavam ao ministro que mostrasse a fotografia ao seu chefe, Jair Bolsonaro, e ao astrólogo Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo que diz não “possuir evidências“ para contrapor os terraplanistas.
O atual ministro foi o primeiro brasileiro a viajar ao espaço quando, em 2006, integrou a Missão Centenário, projeto criado por Brasil e Rússia com destino à Estação Espacial Internacional, onde Pontes permaneceu por 10 dias.
Piloto de caça e engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, na Califórnia, nos Estados Unidos, Pontes foi selecionado em 1998 para o programa da Nasa, onde foi declarado astronauta.
Veja as principais publicações dos terraplanistas: