Um trem da ALL/Rumo descarrilou na manhã da terça-feira (29) na cidade de Bauru, interior de São Paulo. A composição formada por dez vagões carregados com 650 mil litros de óleo diesel seria entregue às distribuidoras da cidade.
A empresa responsável pela ferrovia, a América Latina Logística (ALL/Rumo), diz que o motivo do descarrilamento foi o furto de um parafuso das talas de ferro dos trilhos.
Em nota a empresa confirmou o descarrilamento da locomotiva. “O ocorrido não afeta as demais operações. A empresa abriu uma sindicância para apurar as causas do descarrilamento”, diz a nota.
A ALL/Rumo assumiu parte da malha ferroviária brasileira após o processo de privatização em 1997 e que entregou mais de 29 mil quilômetros de trilhos para a iniciativa privada. Atualmente, apenas a ALL/Rumo possui a autorização para explorar 11.738 quilômetros de ferrovias.
Desde a privatização, foi iniciado um sucateamento sistemático dos trens de carga no país, reduzindo bruscamente o uso malha ferroviária. Apenas 38% do conjunto que foi privatizado é utilizado no transporte de carga, principalmente minério de ferro e soja.
Em 2013, outro descarrilamento de um trem, também da ALL, matou 8 pessoas na cidade de São José do Rio Preto, entre os mortos, duas crianças.