Em importante passo rumo à integração da Península coreana, um trem com engenheiros sul-coreanos e autoridades cruzou nesta sexta-feira a fronteira do Sul para o Norte, realizando uma pesquisa conjunta a fim de reconectar as duas malhas ferroviárias. A ligação dos sistemas de estradas de ferro integra os acordos recém-firmados pelos presidentes do Norte e do Sul, Kim Jong-um e Moon Jae-in, incluindo o plano de sediar conjuntamente os Jogos Olímpicos de 2032.
“Isso assinala o começo de uma co-prosperidade do Norte e do Sul ao reconectar estradas de trem”, celebrou a ministra dos Transportes do Sul, Kim Hyun-mee, lembrando que esta é a primeira vez, desde 2007, que isso acontece. Imagens de televisão mostraram uma locomotiva nas cores vermelha, branca e azul, com a mensagem “Iron Horse está correndo agora em direção à era de paz e prosperidade”, deixando a estação sul-coreana de Dorasan, o terminal mais próximo da parte ocidental da fronteira.
Conforme a ministra, a ligação dos sistemas contribuirá para expandir o “território econômico” do país até a Eurásia por terra, uma vez que a divisão da península durante décadas havia deixado o Sul geopoliticamente isolado do continente.
Com seis eixos, o trem transportou 28 sul-coreanos, incluindo engenheiros de transporte ferroviário. Carregou também 55 toneladas de combustível e um gerador de energia elétrica. A composição conta ainda com acomodações para trabalhar e dormir. Um dos vagões partiu lotado de água para banhos e lavanderia.
Na chegada à estação Panmun, o primeiro terminal do Norte depois da fronteira, o comboio será ligado a um trem norte-coreano e retornará para casa.
Os sul-coreanos ficarão abrigados no trem enquanto inspecionam as linhas ferroviárias durante 18 dias. Uma delas liga as cidades de Kaesong e Sinuiju, próximas à fronteira da China, e a outra conecta o Monte Kumgang, na fronteira intercoreana, ao Rio Tumen, que cerca o Leste da Rússia.
As equipes percorrerão 2,6 mil quilômetros junto ao trem norte-coreano, informou a ministra. Antes da divisão da península, em 1948, havia duas linhas de ligação entre o Norte e o Sul.
RECONEXÃO
O sistema ferroviário havia sido reconectado em 2007, tendo funcionado provisoriamente por um ano para o transporte de bens e suprimentos à zona industrial de Kaesong, gerida pelo Sul no Norte. Embora tenha sido alvo de ameaças de sanções, por conta da postura soberana do Norte em relação ao seu programa de mísseis, o Conselho de Segurança da ONU abriu uma exceção à pesquisa conjunta na semana passada. Segundo o governo de Seul, a pesquisa objetiva reunir informações sobre o estado do sistema ferroviário norte-coreano e eventuais trabalhos de restauração só começarão após o aval da ONU.
Para o presidente Moon Jae-in, é preciso incentivar as parcerias com Pyongyang, fortalecendo investimentos e projetos transfronteiriços como passos para a plena integração e desnuclearização da Península.
Também nesta sexta-feira, uma fonte do Ministério da Defesa da Coreia do Sul comunicou que soldados sul-coreanos e norte-coreanos concluíram a retirada de 20 postos de vigilância e de minas terrestres na fronteira. Nos locais, equipes militares vão procurar por restos humanos remanescentes da Guerra da Coreia (1950-1953) – a primeira busca conjunta.