Xi Jinping destacou a cooperação para a pesquisa e desenvolvimento de vacinas e condenou a politização no rastreamento das origens da pandemia Covid-19 em seu pronunciamento no 6º Fórum Econômico do Oriente
“Precisamos intensificar a cooperação na pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas, fornecer mais bens públicos para a comunidade internacional”, afirmou o presidente chinês, Xi Jinping, ao se pronunciar na cerimônia de abertura da sessão plenária do 6º Fórum Econômico do Oriente, nesta sexta-feira (3).
O líder chinês também expressou oposição a qualquer tipo de politização no rastreamento das origens da pandemia COVID-19.
Xi Jinping enfatizou, em sua participação por videoconferência, que este dia 3 é quando se comemora o 76º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista.
Ele frisou que a comunidade internacional deve defender com decisão os resultados vitoriosos da Segunda Guerra Mundial, salvaguardar a verdade histórica e insistir em aprender com a história para construir um futuro melhor.
FUTURO COMPARTILHADO PARA A HUMANIDADE
No discurso, pediu a união da comunidade internacional. “Estamos prontos para trabalhar com todas as partes para defender o verdadeiro multilateralismo, defender a confiança e a harmonia, promover a cooperação e marchar com passos firmes em direção ao objetivo de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, disse Xi.
O 6º Fórum Econômico do Oriente está sendo realizado de 2 a 4 deste mês em Vladivostok, Rússia, com o tema “Oportunidades para o Extremo Oriente em um Mundo em Transformações”.
Leia a íntegra do pronunciamento de Xi Jinping:
Sua Excelência, Presidente Vladimir Putin,
Senhoras e senhores,
Amigos,
Desejo agradecer ao presidente Putin por seu amável convite. É um grande prazer dirigir-me ao Fórum Econômico do Leste novamente após três anos.
Hoje registramos o 76º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista. Em 25 de agosto, conversei com o presidente Putin por telefone. Ambos concordamos que a comunidade internacional deve defender firmemente os resultados vitoriosos da Segunda Guerra Mundial, salvaguardar a verdade da história e permanecer comprometida em preservar a história como um espelho para abrir um futuro mais brilhante.
No início de junho, o presidente Putin e eu anunciamos a extensão do Tratado de Boa Vizinhança e Cooperação Amigável China-Rússia e chegamos a novos entendimentos comuns sobre questões importantes, como o fortalecimento da coordenação estratégica China-Rússia e o avanço da cooperação prática bilateral em todas as áreas. A parceria estratégica abrangente China-Rússia de coordenação para uma nova era apresenta um forte impulso e amplas perspectivas.
Neste momento, o cenário internacional está passando por profundas transformações. A pandemia COVID-19 continua crescendo com surtos frequentes, e a economia mundial enfrenta uma recuperação preocupante. Isso apresenta a cooperação regional no Nordeste da Ásia com desafios severos e oportunidades importantes. É justo que todas as partes se baseiem nas realidades regionais, ao mesmo tempo em que adotam uma perspectiva global, dando as mãos para enfrentar os tempos difíceis e planejar o desenvolvimento comum.
—Precisamos oferecer ajuda mútua para superar o desafio da pandemia. Precisamos intensificar a cooperação na pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas, fornecer mais bens públicos à comunidade internacional, rejeitar firmemente qualquer politização do rastreamento das origens das vacinas COVID, e nos esforçar para construir uma comunidade global de saúde para todos.
—Precisamos redobrar nossos esforços para promover uma cooperação mutuamente benéfica. Precisamos aprofundar a colaboração entre a Nova Rota da Seda e a União Econômica da Eurásia, apoiar o desenvolvimento inovador da economia digital, combater conjuntamente as mudanças climáticas globais e promover o desenvolvimento social e econômico na região.
—Precisamos formar sinergias para salvaguardar a paz e a estabilidade regionais. Precisamos reduzir as diferenças e construir consenso por meio do diálogo e das trocas, abraçar o conceito de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável e trabalhar por uma pátria harmoniosa e tranquila para todos nós.
Este ano marca o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China, e nosso país iniciou uma nova jornada rumo à construção plena de um país socialista moderno. Estamos prontos para trabalhar com todas as partes para defender o verdadeiro multilateralismo, defender a confiança e a harmonia, promover a cooperação e marchar com passos firmes em direção ao objetivo de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.