Quase 3 milhões de pessoas que se cadastraram na Caixa Econômica Federal para receber o auxílio emergencial de R$ 600 ainda aguardam na fila para saber se receberão ou não o benefício.
São 1,1 milhão de pessoas que tiveram seus pedidos considerados inconclusivos, e 1,873 milhão que se cadastraram entre os dias 17 de junho e 2 de julho, que ainda aguardam resposta da Dataprev.
O prazo para solicitar o benefício se encerrou na quinta-feira (2), mas os que tiveram o cadastro considerado inconclusivo ainda podem corrigir ou complementar as informações, segundo a Dataprev. A questão é que, na maioria das vezes, a pessoa nem sabe por que o seu cadastro foi considerado inconclusivo e o que deve ser corrigido.
Além disso, milhões de trabalhadores tiveram seus pedidos negados. Essas pessoas ainda podem contestar a avaliação, através do aplicativo e site da Caixa, além do portal da Defensoria Pública da União.
Para esses casos, a análise será realizada de forma individual pelo órgão, com base nos documentos comprobatórios enviados. A orientação do procedimento está disponível no site da DPU.
Falhas no aplicativo
Desde a semana passada, os beneficiários do auxílio emergencial reclamam que estão tendo problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem, para pagamento de boletos, consultas ou transferência do recurso.
As pessoas relatam que o aplicativo “está fora do ar”, exibe mensagem de “erro 403”, ou o usuário simplesmente não consegue sair da “fila virtual” para continuar o procedimento.
Outra dificuldade relatada é o caso de, mesmo tendo a conta cadastrada, aparece na tela a mensagem “Não existe cadastro para o CPF informado”. Quando a pessoa tenta fazer um novo cadastro no aplicativo, aparece a mensagem “CPF já existe”.
A Caixa recomenda “tentar novo acesso ao serviço um pouco mais tarde”.
“Estou tentando pagar uma conta e está falando que o horário permitido para este serviço é de segunda a sexta das 7h até 21h, e hoje é segunda 9h18”, diz uma beneficiária.
Problemas de avisos como “Sua sessão expirou” durante a fila de espera virtual; ou “Houve um problema ao consultar seu saldo”; ou “Transação recusada” ao utilizar o cartão virtual em compras; ou “Nenhuma informação disponível” ao consultar o extrato, também são relatados pelos usuários.
Única forma de recebimento do auxílio, esses erros no aplicativo oferecido pelo Caixa são um total desrespeito às pessoas que muitas vezes só contam com esse recurso para sobreviver, como denuncia uma usuária no site DownDetector, que coleta registros de reclamação sobre indisponibilidade de serviços digitais.
“Estou desde às 6 da manhã em fila de espera e até agora nada. Que app é este que não funciona nunca? Tenho um filho especial, que precisa se alimentar, usar fraldas e tudo mais, conto com este auxílio, e quando chega o dia de receber, tenho que passar por isso. Cadê a resposta de alguém da Caixa a todos nós? Nessas horas ninguém se manifesta para nos dar resposta. Descaso total com a população”.