Faleceu na tarde desta terça-feira (01), vítima de queimaduras sofridas durante o combate ao incêndio que atingiu a floresta do Parque Nacional das Emas, em Goiás no dia 21 de agosto, o analista ambiental do Instituto Chico mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Welington Fernando Peres Silva.
A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) informou, em nota de pesar, que Welington Silva, que era instrutor de combate a incêndios e que atuava na operação, foi cercado pelas chamas após uma mudança brusca nos ventos.
Ele chegou a ser levado às pressas para o Hugol, hospital em Goiânia especializado em queimaduras, mas seu estado de saúde era considerado gravíssimo. “O colega lutou bravamente durante todos esses dez dias, porém na tarde de hoje não resistiu e faleceu”, informou a Ascema e a Associação dos Servidores da Carreira de Especialistas em Meio Ambiente (Asibama) em Goiás.
“É com profunda tristeza que lamentamos a perda do colega Welington”, declararam as associações. “A Ascema Nacional e a Asibama Goiás deixam sua solidariedade à família e colocam-se à disposição para contribuir naquilo que estiver ao nosso alcance”, declaram as instituições.
Leia a nota do ICMBio:
Prezados Servidores, Colaboradores e amigos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade:Todos os dias estamos engajados dando o nosso melhor para propiciar um Meio Ambiente mais saudável às presentes e futuras gerações. O Sentimento do dever cumprido desperta em nós atitudes de abnegação, arrojo e profissionalismo.
Nas lutas, há dias alegres e tristes. Há vitórias e derrotas. As pessoas se unem… Há aqueles que, entre nós, para cumprir com tal chamado divino, arriscam e até doam suas próprias vidas. Um destes ícones é o nosso analista ambiental WELLINGTON PERES, que, na data de hoje, nos deixa e eternaliza seu nome na galeria de Heróis do ICMBIO. Assim, com pesar que informamos o seu falecimento, rogando a Deus que console e conforte nossos corações, de todos seus familiares e amigos, nesse difícil momento.
WELLINGTON sofreu um acidente na manhã do dia 21 de agosto de 2020, em combate a incêndio no entorno do Parque Nacional das Emas em Goiás, quando ele e a sua equipe foram surpreendidos por uma abrupta mudança de direção do vento, que fez com que as chamas do incêndio o atingisse. Ele sofreu queimaduras em 80% do corpo. Foram dias de internação na UTI do Hospital lutando contra esses graves ferimentos, que hoje custaram sua vida.Wellington faleceu com 41 anos, deixando sua esposa Valéria e dois filhos, Lorena (13 anos) e Larissa (7 anos).Descanse em paz Guerreiro.
Com o sacrifício da própria vida, sua atitude e memória jamais serão esquecidas no ICMBIO, pois representam todo o esforço, coragem e ímpeto. Lutou o bom combate, guardou a fé e terminou a carreira.