Está circulando um grande abaixo-assinado de artistas pedindo que o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) reconsidere sua decisão, anunciada meses atrás, de desistir da candidatura à prefeitura do Rio de Janeiro.
O documento já tem as assinaturas, entre outros, de Caetano Veloso, Malu Mader, João Vicente de Castro, Marina Lima, Aline Moraes. Segundo Lauro Jardim, colunista de O Globo, o parlamentar já admite ser candidato.
Marcelo Freixo desistiu da sua candidatura em maio por dificuldade de consolidação de uma frente ampla de oposição.
Além disso, outros partidos, como PSB, PCdoB e PDT, não chegaram a fechar acordo por uma candidatura única tendo Freixo como cabeça da chapa.
Na época, Marcelo Freixo chegou a declarar que abriu mão de sua candidatura à Prefeitura do Rio para “chamar todos aqueles setores, para além da esquerda, que estão comprometidos com a democracia”.
“Projetos pessoais não podem estar à frente dos projetos coletivos de defesa da democracia”, frisou.
Desistir de sua candidatura foi “um gesto para criar um alerta e para buscar uma força política para se relacionar de uma maneira que não conseguiu até agora”, “para ver se a gente consegue unificar um campo de ação em defesa da democracia e que possa derrotar os fascistas”.
“Se nós continuarmos tendo os projetos individuais, os projetos partidários segregando o campo democrático, o fascismo vai ou estabelecer um golpe de estado ou ganhar a eleição de 2022”, alertou.
Marcelo Freixo foi candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2012 e 2016. Na primeira ocasião, foi derrotado por Eduardo Paes (hoje no DEM, na época no MDB). Nas últimas eleições, perdeu no segundo turno para o atual prefeito da cidade, Marcelo Crivella (Republicanos).
Relacionada: