O Diretório Municipal Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Olinda, no Pernambuco homologou nesta quarta-feira (16) o nome do deputado estadual João Paulo como candidato a prefeitura da cidade.
João já foi prefeito do Recife entre 2001 e 2008 pelo PT. O pré-candidato tenta fazer com que o PCdoB volte a governar Olinda. O partido já dirigiu a cidade de 2001 a 2008 com Luciana Santos e de 2009 a 2016 com Renildo Calheiros.
O ato contou com a participação de Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco, do governador do Maranhão, Flávio Dino, da candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D’Ávila, do candidato de São Paulo, Orlando Silva, e da deputada federal Jandira Feghali, que enviaram depoimentos em apoio à candidatura. Artistas, religiosos e lideranças de movimentos sociais, também mandaram vídeos celebrando João Paulo.
A candidatura de João Paulo reúne, na coligação “Olinda das Pessoas”, Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista do Brasil (PSB), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Progressista (PP) e Partido Verde (PV). Na mesma reunião foi aprovada a chapa de vereadores do partido, com 26 candidatos.
“Anuncio a minha candidatura com muita alegria pela união das forças políticas democráticas, populares e culturais mais expressivas de Olinda em torno do meu nome. E quero dizer ao povo desta cidade, minha terra natal, que estou pronto para enfrentar um dos maiores desafios da minha vida”, disse João Paulo.
“Ao aceitar a missão de disputar a prefeitura da cidade Patrimônio da Humanidade e personagem heróica de nossa história, tenho a oferecer a disposição de um jovem e a experiência e serenidade que a maturidade da vida me deu. Aceitei com entusiasmo por acreditar num projeto de cidade democrática, inovadora, inteligente e inclusiva baseada na defesa de vida plena das pessoas, no combate às desigualdades e aos preconceitos e no desenvolvimento sustentável”, continuou.
A vice-governadora Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB, saudou o ato e destacou o compromisso de João Paulo na mudança e no futuro de Olinda. “É fundamental que tenhamos a candidatura de João Paulo, com história, com gestão de competência e com compromisso em transformar Olinda em uma cidade com emprego, saúde e educação. É um presente pra Olinda, nós tornamos essa cidade para o povo, firmamos mudanças significativas na cidade e João Paulo transformará ainda mais a cidade. Eu não tenho dúvidas de que possamos garantir um futuro melhor para Olinda, com emprego e renda. Nesta frente ampla, enfrentaremos o momento atual e vamos vencer! Nós somos madeira de lei que cupim não rói. É 65 no dia 15 de novembro!”, disse Luciana.
João concluiu o ato, firmando um compromisso com o povo de Olinda. “Queremos em Olinda um governo diferente de tudo isso. Com educação de qualidade para todos, programas de saúde universais e eficientes, respeito aos direitos humanos, elevação da nossa cultura. Queremos dar a Olinda a importância que ela merece. Queremos cultivar os valores humanos e a solidariedade, a generosidade e o afeto, que são características da força e do jeito de ser dos olindenses”, ressaltou João.