Pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (24) sobre o segundo turno da eleição municipal em Porto Alegre mostra Manuela D’Ávila (PCdoB) diminuindo a diferença contra Sebastião Melo (MDB).
De acordo com o Ibope, em levantamento realizado entre os dias 22 e 24 de novembro, Sebastião Melo (MDB) obtém 49% das intenções de voto, enquanto Manuela (PCdoB) tem 42%, levando-se em conta os votos totais. Brancos e nulos somam 5%, enquanto 4% dos eleitores declaram-se indecisos.
A pesquisa revelou ainda parcialmente o impacto da denúncia feita pelo prefeito Nelson Marchezan Junior, que teve 21% no 1º turno, sobre o método utilizado pelo candidato do MDB, Sebastião Melo, para cassar Fortunati. Nas palavras do prefeito, “a desistência do Fortunati foi algo mais ou menos assim: matou, foi no velório, comemorou com a família. É algo de máfia italiana”. A denúncia foi levado ao programa eleitoral da noite do dia 23, segunda-feira. (Leia a denúncia de Marchezan)
De acordo com a última pesquisa realizada na cidade, pela Paraná Pesquisas, Melo tinha 53,1% dos votos validos e Manuela 32,9%. O trabalho de levantamento dos dados pela Paraná foi feito através de entrevistas presenciais, com eleitores com 16 anos ou mais, durante os dias 17 a 19 de novembro de 2020.
Comparando as duas pesquisas, Manuela subiu 9 pontos percentuais enquanto Melo caiu 4 pontos.
Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Os votos validos são contados pela Justiça Eleitoral excluindo os votos brancos, os nulos.
Pelos votos válidos, isto é, desconsiderando da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Sebastião Melo (MDB) tem 54% e Manuela D’Ávila (PCdoB), 46%.
Porto Alegre foi a capital com o maior número de abstenções no 1º turno das eleições em 2020. Do número de total de eleitores aptos a votar, 33,08% não foram às urnas.
O Ibope também perguntou aos eleitores sobre a intenção de comparecimento nas urnas:
• Com certeza comparecerá para votar: 91%
• Ainda está em dúvida se comparecerá para votar: 7%
• Não comparecerá para votar de jeito nenhum: 2%
• Não sabe/ Não respondeu: 0%
Considerando o aumento na intenção de comparecimento das urnas com o crescimento de Manuela e queda de Melo, é possível que o maior número de eleitores indo às urnas beneficie a candidata do PCdoB.
Para este levantamento, o Ibope conversou com 805 pessoas entre os dias 22 e 24 de novembro. Encomendada pela RBS, afiliada da TV Globo na região, a pesquisa foi registrada no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) sob o protocolo RS-03118/2020.
O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.