
Em entrevista ao colunista do UOL, Chico Alves, um dos líderes da greve dos caminhoneiros que parou o país em 2018, Wallace Landim, o Chorão, que também foi um ferrenho apoiador na campanha de Bolsonaro à presidência, afirmou que “Bolsonaro nos traiu. Sinto como se tivesse corrido atrás de um balão apagado”.
Chorão, que é presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), se decepcionou com Bolsonaro após o governo ter apoiado a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, que possibilita o transporte de carga entre portos. O projeto foi aprovado na terça-feira (8) e segue para apreciação no Senado.
O projeto, que permite o afretamento de navios estrangeiros, segundo Chorão, vai entregar a matriz dos transportes rodoviários para empresários estrangeiros, já que, “quem vai fazer a contratação de frete terrestre vai ser o armador e isso prejudica muito os caminhoneiros.”
“Se passar no Senado, acabou o transportador autônomo”, afirma Chorão que, segundo a coluna, já articula uma resposta da categoria em nível nacional.
Chorão afirma ainda que “o Ministério da Infraestrutura não tem um estudo de impacto social e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem uma nota técnica que mostra concentração de mercado.”
“A gente fez campanha para o presidente, nós colocamos faixa nos caminhões, pintamos lona, fizemos camiseta, um trabalho gratuito”, afirma.
“Mas percebemos que tudo o que beneficia os caminhoneiros não tem caráter de urgência, enquanto o que é bom para os grandes empresários tem prioridade.”
“Com o que sei hoje, não apoiaria a eleição de Bolsonaro. Fui criado dentro da ideia de que o homem tem que ter palavra”, diz Chorão.
O PL 4.199/2020, que cria a chamada BR do Mar, em referência a uma rodovia marítima, é de autoria do deputado Sérgio Souza (MDB-PR).
Wallace Landim conhecido por Chorão presidente da Abrava que diz ter apoiado o Bolsonaro é apenas mais um que chora com esse desastroso desgoverno, Chorão só há um caminho é aprender a votar pois democrata não vota em que defende o autoritarismo.
Esse Bolsonaro e um louco não votei nesse satânico que está acabando com a população pobre nós autônomo estamos se acabando sem apoia de ninguém cada dia o circo está fechando..em ano de política esse urubu não tá controlando a infração imagina se esse urubu ganha como vai fica nosso pai…