O presidente chinês, Xi Jinping, em nome do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e do Conselho de Estado, estendeu saudações pela Festa da Primavera a todos os chineses na quarta-feira em uma recepção, no dia 10, em Beijing.
Xi Jinping, que também é secretário-geral do Comitê Central do PCC e presidente da Comissão Militar Central, fez um discurso em evento no Grande Palácio do Povo, saudando os chineses de todos os grupos étnicos, compatriotas em Hong Kong, Macau e Taiwan, e os chineses no exterior.
“Alcançar a primeira meta centenária de concluir a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos é um grande êxito de importância histórica”, destacou o presidente Jinping.
Exigindo as virtudes de modéstia e prudência, Xi pediu esforços para realizar a segunda meta centenária e a grande revitalização da nação chinesa, e dar novas e maiores contribuições à nobre causa de assegurar a paz e o desenvolvimento para toda a humanidade.
Os líderes do Partido e do Estado, Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji, Han Zheng e Wang Qishan estiveram presentes na recepção. O primeiro-ministro Li Keqiang presidiu o evento.
Xi Jinping resumiu as principais conquistas do país em 2020 sob a liderança do Partido, incluindo “a emergência como um dos primeiros países a controlar a epidemia da Covid-19, assumir a liderança entre as principais economias em atingir o crescimento econômico positivo, fazer um progresso histórico na construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos e atingir a meta de erradicação da pobreza no tempo programado”.
“O país também assistiu ao sucesso de uma série de projetos-chave de inovação científica e tecnológica, um sólido progresso no avanço da Iniciativa do Cinturão e Rota e a conclusão bem-sucedida da implementação do 13º Plano Quinquenal, bem como o crescente apoio global para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, acrescentou.
“Os fatos provaram mais uma vez que o sistema do socialismo com características chinesas tem vitalidade e criatividade incomparáveis”, enfatizou Xi Jinping.
“Desde que o Partido inteiro e o povo chinês de todos os grupos étnicos se unam em torno do Comitê Central do PCC, não há dificuldade que não possa ser superada”, disse ele.
“Em 2021, deverão ser envidados esforços para consolidar e ampliar os resultados assegurados na contenção da epidemia e no desenvolvimento socioeconômico”, frisou Xi, demandando um “bom início na promoção do desenvolvimento do país durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) para celebrar o centenário do Partido com excelentes conquistas”.
“Tendo completado uma jornada gloriosa de 100 anos, o PCCh se tornou o maior partido marxista no governo no mundo e que está no poder há mais de 70 anos no maior país socialista do mundo”, prosseguiu.
“O centenário testemunha o Partido, com mais de 91 milhões de membros, em seu auge com o amplo apoio de 1,4 bilhão de chineses”, acrescentou.
“O Partido permanecerá invencível desde que esteja na vanguarda dos tempos, lidere a responsabilidade de superar as dificuldades e desafios, e se enraíze no seio do povo, finalizou Xi.