O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), informou que o Estado já vacinou 1 milhão de pessoas.
“Esse número merece ser objeto de destaque e agradecemos ao trabalho conjunto do Governo com as equipes municipais. O efeito foi positivo e o trabalho vai continuar”, disse Dino durante coletiva de imprensa.
O esforço do governo do Estado tem sido incentivar os municípios a aumentar sua taxa de aplicação. Em uma semana, o número de cidades que aplicou pelo menos 70% das doses recebidas passou de 121 para 168.
Na semana que vem, novas doses chegarão nos municípios que tiverem 75% de aplicação e na seguinte aos com 80% ou mais.
Até agora, o Maranhão recebeu 1,5 milhão de doses e distribuiu para os municípios 1,3 milhão. Estão sendo aplicadas as vacinas CoronaVac e AstraZeneca.
O governador Flávio Dino também comentou sobre a queda na ocupação de leitos de enfermaria e de UTI em relação às últimas semanas. “Estamos em estabilidade no que se refere à ocupação dos leitos de UTI. Isso significa algo promissor, que haverá redução de danos”, disse.
Em um mês, a taxa de ocupação dos leitos de UTI caiu de 92% para 75% e a de leitos clínicos, de 82% para 59%.
Flávio Dino anunciou uma série de medidas para ajudar as famílias afetadas pela crise econômica.
Os 55 restaurantes populares do Estado estão servindo jantar a R$ 1. Foram distribuídas 174 mil cestas básicas e a primeira parcela do 13º dos servidores foi paga em abril.