0 25 de Abril, a “Revolução dos Cravos”, que tirou Portugal da longa noite do fascismo e do atraso, restaurou a democracia e a cidadania, e deu fim à guerra e à opressão colonial, será debatido em Live nesta segunda-feira (26), às 19 horas (no Brasil) por iniciativa do Grupo Abril Sempre, do Centro Cultural 25 de Abril e da Casa de Portugal.
“47 anos de Democracia! Essa Live promete! Três grandes pensadores refletindo sobre a nossa história, presente e futuro”, enfatiza o convite para a Live, que terá a apresentação do Almirante Martins Guerreiro, de 80 anos, um dos fundadores do Movimento das Forças Armadas (MFA), ex-integrante do Conselho da Revolução e um dos ‘capitães de abril’, a lado dos juristas e professores da PUC-São Paulo, Pedro Serrano e Marco Antonio Marques da Silva.
‘Revolução dos Cravos: Ontem e Hoje’ terá a mediação da professora Luiza Moura e dos professores Renato Afonso Gonçalves e José Antonio da Costa Fernandes.
0 25 de Abril de 1974 trouxe para Portugal a liberdade, a paz, os direitos sociais, a saúde pública, a presença do Estado na economia, ao invés do ‘teto de gastos’ salazarista, o direito dos povos das colônias à independência, uma democratização substancial e o reencontro dos militares com o seu próprio povo.
Como na senha para o levante, abraçado e alargado pelo povo português nas ruas, “Grandola, Vila Morena, terra da fraternidade, o povo é quem mais ordena”.
Em pauta na Live os avanços dos ideais de Abril e o impacto do processo revolucionário, que deixou marcas profundas até hoje na vida portuguesa. Também a influência do 25 de Abril na luta contra a ditadura no Brasil e na concepção de redemocratização e de nova constituição.
Este ano haverá comemoração presencial do 25 de abril em Portugal, mas com os devidos cuidados. Frente à gravidade da pandemia não foi sido possível sair às ruas no ano passado, mas os portugueses foram às janelas e cantaram Grândola Vila Morena às 20:00 h do dia 25 de abril.
O evento estará disponível através do link: https://fb.me/e/8MfXdO2vu