Cinema com Partido debate desmatamento da Amazônia com o cientista Ricardo Galvão

O professor e membro da Academia Brasileira de Ciências, Ricardo Magnus Osório Galvão, diretor do Inpe exonerado por Bolsonaro (foto: CDMF/ Reprodução/CP)

Na próxima quinta-feira (6), o Cinema com Partido – 2ª Mostra Democrática do Cine-Teatro Denoy de Oliveira, da UMES-SP, realiza mais uma sessão virtual com a exibição de “Amazônia em Chamas”, de John Frankenheimer.

Após o filme, o debate contará com a participação do cientista Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Ricardo Galvão esteve à frente do Inpe entre 2016 e 2019, quando foi hostilizado e atacado por Jair Bolsonaro, acabando por exonerar-se. Sua saída aconteceu depois que o Instituto divulgou dados que constatavam o crescimento das queimadas na Amazônia e que o governo Bolsonaro tentou ocultar.

O filme “Amazônia em Chamas” (1994), dirigido por John Frankenheimer, conta com Raul Julia, Sonia Braga e Carmen Argenziano no elenco e aborda a vida do seringueiro Chico Mendes, que marcou a história do país, em sua luta contra o desmatamento da floresta amazônica. Premiado com o Globo de Ouro nas categorias Melhor Filme e Melhor Ator (Raul Julia).

CINEMA COM PARTIDO

O filme será exibido pontualmente às 19 horas desta quinta-feira na sala virtual do Cine-Teatro Denoy de Oliveira, da UMES-SP.

Para participar da Mostra Democrática, envie e-mail para cineteatro@umes.org.br ou mande mensagem via WhatsApp para o número (11) 94662-6916. Você receberá um link para acessar a sala virtual do Cine-Teatro Denoy de Oliveira.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *