Leia aqui trechos do discurso da presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), feito na manifestação pluripartidária na Avenida Paulista, neste domingo (12), convocada pelo MBL, vem Pra Rua e vários partidos, como Cidadania, PSB, PDT, PCdoB, Rede, Solidariedade, PV, Novo, parlamentares e representantes do PSDB, MDB, DEM, do Novo, do Avante, do Psol, do Patriota, do PL e PSL.
Ao final, leia também texto postado por Bruna nas redes sociais, defendendo a unidade, a educação e a luta pela democracia no país.
“Vim aqui hoje dizer que está cada vez mais perto de Bolsonaro sair da presidência da República.
Hoje nos reunimos aqui com os nossos diferentes. Nos reunimos com aqueles que pensam de forma diferente da UNE. A fome, o desemprego, o descaso que tem acontecido com a educação, os cortes de verbas nas universidades federais, nos colocam nas ruas para denunciar o genocídio que Bolsonaro está propondo ao povo brasileiro.
Nós, democratas do Brasil, nos reunimos hoje, com a esperança de que a reviravolta está próxima. Com a esperança de que é possível sim, reunir os amplos setores da sociedade para derrubar aquele que não tem compromisso com nosso país, aquele que esta destruindo a vida do povo brasileiro, que tem que pagar R$ 7 na gasolina. O povo brasileiro que não consegue completar o seu rancho do mês.
Este é o Brasil que vivemos hoje.
Enquanto isso, Bolsonaro foi às ruas para falar sobre pautas antidemocráticas, de pautas que não nos contemplam. Bolsonaro em nenhum momento falou da crise em que o Brasil vive, exatamente porque ele é o principal responsável por ela.
Hoje, quando cheguei no ato. Eu fiquei muito feliz de ver tanta gente jovem reunida. De ver meninas e meninos que estão na linha de frente da defesa da democracia.
Eu faço um chamado a todos aqui. Para que a gente deixe de lado as nossas diferenças. Para se reunir todos junto. Esquerda, centro e direita para os próximos atos que virão. Com muita responsabilidade. Porque apesar das diferenças, sabemos que a nossa responsabilidade e amor à bandeira brasileira, o amor ao povo brasileiro nos permitirá reunir todos nas ruas de todo o Brasil.
Chega de Bolsonaro. Chega de genocídio. Está na hora de derrubar Bolsonaro da presidência da República.
Texto da presidente da UNE nas redes sociais:
Não temos ilusões com cartinhas, Bolsonaro recua para daqui a pouco fazer avançar com sua escalada golpista.
Por isso defender a democracia é nossa pauta central, sem democracia é impossível pensar em uma agenda que melhore a vida do povo que sofre hoje com a política nefasta de Bolsonaro.
Estive nas ruas hoje por #ForaBolsonaro, encontrei adversários políticos, pessoas com quem tenho profundas diferenças. Também encontrei muitos jovens que acreditaram em Bolsonaro e hoje estão sem rumo. É preciso disputar essa parcela da sociedade para colocar o país no rumo do desenvolvimento novamente.
Demarquei a defesa intransigente da educação pública, da ciência e a defesa da democracia. E vi hoje a possibilidade real para convocar mais setores para uma grande mobilização que tenha o #ForaBolsonaro como pauta única.
Amanhã continuarei mobilizando os milhares de estudantes brasileiros para as manifestações do dia 02 de outubro e me empenhando pela construção de uma frente ampla que jogue Bolsonaro na lata de lixo da história de uma vez por todas.
Acompanhe as redes da @uneoficial e se some às nossas agendas rumo ao dia nacional de lutas.