O material de caratér nazifascista encontrado nas bases dos esquadrões denominados Batalhão Azov e Batalhão Aidar ou em residências dos chefes de partidos dessa ideologia, a exemplo do Setor de Direita, mostra o risco que essa presença disseminada representava não só para a Rússia mas para toda a Europa
Representantes da República Popular de Donetsk publicaram foto com uma amostra de objetos de alusão ou apologia ao nazismo apreendidos em locais libertados dos membros do nazista Batalhão Azov em um dos distritos da cidade de Mariupol.
Entre os materiais encontrados há exemplares do livro de Adolf Hitler ‘Mein Kampf’, texto do período nazista alemão dedicado às unidades da Schutzstaffel, mais conhecidas como SS, além de panfletos com instruções para os integrantes do batalhão, como informa reportagem da Agência Russia Today, onde as imagens são reproduzidas.
Desde o início da operação militar da Rússia na Ucrânia, soldados russos, juntamente com combatentes das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, foram localizando literatura e símbolos nazistas à medida que as corporações militares nazistas a exemplo do Azov e do Batalhão Aidar batiam em retirada de bairros de Mariupol e de outras cidades e vilas de região martirizada por eles durante oito anos.
Tradução do texto em russo na foto:
Durante a libertação de novos microdistritos de Mariupol aparecem mais fatos confirmando a adesão à ideologia nazista dos integrantes do “Azov”. Foram eles que fizeram um inferno em Mariupol, tomando habitantes da cidade como reféns, usando-os como “escudo humano”.
Também foram encontradas suásticas, divisas ou símbolos militares com caveiras, presentes nos logotipos da 3ª Panzerdivision SS Totenkopf, bem como um cinto com uma suástica e uma águia.
No vídeo abaixo as forças russas em conjunto com as dos rebelados do Donbass contra a junta nazista de Kiev, realizam uma batida na casa de um líder nacionalista na Ucrânia:
Um vídeo publicado esta segunda-feira (28) e gravado na base de Azov em Mariupol, feito pelos militares russos e pelas forças de Donetsk, mostra uma série de objetos semelhantes: além do ‘Mein Kampf’, uma bandeira ucraniana com inscrições chauvinistas , bem como rótulos neonazistas, incluindo um que mostra o escudo da Alemanha de Hitler.
O vídeo é accessível através do link: https://odysee.com/@ActualidadRT:9/atributos-nazi-ucrania-rusia:c
Ou ainda, outra visão da dimensão que a ideologia tomou: