Senegal derrota Equador, repete 2002 e vai às oitavas; Holanda também avança

Foto: Reprodução/Fifa

Pela última rodada da Copa do Mundo do Catar de 2022, em confronto direto, Senegal venceu o Equador nesta terça-feira (29) e se garantiu nas oitavas de final do mundial, eliminando a seleção sul-americana. No Estádio de Khalifa, vitória por 2 a 1 com gols de Sarr, de pênalti, e Koulibaly. O gol equatoriano foi marcado por Caicedo.

A partida marcou o fim da 3ª rodada do Grupo A, com Senegal conseguindo vaga na vice-liderança, com quatro.

Com a bola rolando, Senegal iniciou o jogo com postura muito agressiva. Gueye e Dia invadiram a área e chutaram forte para fora, com perigo. O Equador se fechou, mais compacto, e tentou ligar um contra-ataque em velocidade.

O volume senegalês se transformou em pênalti aos 39 do 1º tempo, com Sarr derrubado na área. O atacante foi para a cobrança e, com muito estilo, deslocou o goleiro para abrir o placar: 1×0.

Na volta do intervalo, o Equador mudou a postura e pressionou muito em busca da igualdade. Aos 23, Caicedo surgiu livre na área após escanteio e deixou tudo igual. 

A vantagem durou pouco: aos 27, Koulibaly apareceu na área, viu um desviou e emendou de 1ª para o fundo da rede, deixando Senegal na frente mais uma vez: 2×1, decretando o placar.

Veja a comemoração dos senegaleses na capital Dacar:

HOLANDA X CATAR

Já no outro jogo do grupo A, a Holanda venceu o Catar por 2 a 0. A partida entre as duas seleções aconteceu no mesmo horário que o jogo de Senegal e Equador, no Estádio Al Bayt. 

Os gols da seleção europeia foram marcados por Cody Gakpo e por Frenkie de Jong. A Holanda ainda chegou ao seu terceiro gol, mas o árbitro de vídeo assinalou posição de impedimento na jogada.

A Holanda dominou as ações no primeiro tempo da partida. A seleção, que liderava o Grupo A, teve maior posse de bola e controlou a maior parte das ações ofensivas. O Catar buscava se defender e oferecia pouco perigo quando se lançava ao ataque. 

Aos 26 minutos da etapa inicial, Cody Gakpo, que já havia marcado dois gols neste Mundial, completou para o fundo das redes e abriu o placar para a Holanda.

Já no segundo tempo, a situação foi semelhante à do primeiro. A Holanda permaneceu com maior posse de bola e buscando pressionar a defesa do Catar. Prova disso foi que logo aos quatro minutos da segunda etapa, a Holanda chegou ao seu segundo gol da partida. Frenkie de Jong completou para a meta adversária e ampliou a vantagem holandesa. 

Após o término da terceira rodada da fase de grupos, a situação do foi definida com a Holanda na primeira colocação, com sete pontos. Senegal ficou com a segunda vaga para o mata-mata, somando seis pontos. 

Equador, com quatro pontos, e Catar, sem nenhum ponto, completam a classificação do grupo. Nas oitavas de final, a Holanda encara o segundo lugar do Grupo B e Senegal enfrenta o primeiro lugar do Grupo B.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *