Na tarde desta quarta-feira (30), a Argentina se classificou para as Oitavas de Finais da Copa do Mundo. A Albiceleste venceu a Polônia por 2 a 0 e garantiu a classificação na liderança do Grupo C, com 6 pontos. Já a Polônia, se classificou em 2º com 4, apenas nos critérios de cartões amarelos, superando o México.
Os gols da Argentina foram marcados por Mac Allister e Julián Álvarez, ambos no 2º tempo. O craque Messi ainda perdeu um pênalti no 1º Tempo.
A Argentina comandou as ações do jogo desde o início, pela necessidade da vitória para se classificar. Com toda a posse de bola, a Argentina foi criando chances, mas Acuña, Lionel Messi e Julián Álvarez desperdiçando oportunidades, com o goleiro Szczęsny fechando o gol.
Foi quando um polêmico pênalti com auxílio do VAR foi marcado para a Albiceleste, em lance de Szczęsny com Messi. Mas o astro bateu e o goleiro da Juventus da Itália fez uma defesa brilhante.
O empate mantinha a tensão em campo, já que se classificava a Polônia, deixava a Argentina em risco, caso a Arábia Saudita vencesse o México. Mas a Seleção de Scaloni voltou com tudo para o 2º tempo e construiu sua vitória.
Logo com 1 minuto, o gol da Argentina saiu. Messi achou Molina, que cruzou para Mac Allister acertar o canto e abrir o placar. A pressão argentina aumentou depois disso e o time albiceleste marcou o segundo, aos 27 minutos em um belo gol de Enzo Fernández achou Julián Álvarez, que colocou a bola no ângulo e fez o segundo.
A partir da situação, a Polônia tentou segurar o resultado, confiando na baixa diferença de gols a favor do México no outro jogo. Os riscos foram grandes, já que a Argentina continuou atacando e perdendo gols, como o de Lautaro e Tagliafico nos minutos finais.
Com a classificação, a Argentina enfrentará a Austrália, no sábado (3), às 16 horas, no estádio Ahmad Bin Ali, pelas Oitavas de Final. Já a Polônia, joga no domingo (4), às 12 horas, contra a França, no estádio Al Thumama.
MEXICO X ARABIA SAUDITA
O México venceu a Arábia Saudita por 2 a 1 no outro jogo da rodada, mas não conseguiu se classificar para as oitavas de final do mundial. A seleção mexicana terminou a fase de grupos empatada em número de pontos com a Polônia, mas ficou atrás da seleção europeia na tabela por conta do saldo de gols. Martin e Chávez marcaram para o México, enquanto Salem Al Dawsari descontou para a Arábia Saudita.
O primeiro tempo entre as duas seleções foi bastante movimentado, mas com vantagem do México. A seleção mexicana pressionou bastante o adversário e teve boas chances de abrir o placar, mas esbarrou na boa atuação do goleiro saudita. A Arábia Saudita teve menos posse de bola, mas ainda assim conseguiu criar algumas boas chances na etapa inicial. As duas seleções foram para o intervalo empatando em 0 a 0.
O México voltou pressionando para o segundo tempo e abriu o placar logo nos primeiros minutos da etapa final, com Martin. Alguns minutos depois, Chávez, em uma bela cobrança de falta, ampliou o marcador. O México lutou pelo gol que o classificaria para as oitavas de final da Copa do Mundo, mas teve dois gols anulados por conta da posição de impedimento. Nos acréscimos, Salem Al Dawsari diminuiu para a Arábia Saudita.
O México cai na fase de grupos pela primeira vez desde 1978, nas últimas sete Copas disputadas, avançaram ao mata-mata, sendo eliminados apenas nas oitavas de final.
A Arábia Saudita, por sua vez, só dependia de si, mas desperdiça a oportunidade de ir ao mata-mata pela segunda vez em sua história, a última foi há 28 anos, em 1994, quando acabou eliminada pela Suécia nas oitavas de final.