O cantor e compositor Chico Buarque, por meio de seu advogado João Tancredo, vai entrar com uma nova ação contra o deputado Eduardo Bolsonaro, que postou um vídeo com a canção “Roda Vida” como trilha sonora sem autorização do artista e, desta vez, provando o que o Brasil inteiro e o mundo já sabem, que a música é de sua autoria.
O absurdo a que chegou a questão jurídica envolvendo Chico Buarque começou quando o compositor moveu uma ação para que a música “Roda Viva” fosse retirada de um post de Eduardo Bolsonaro.
A ação foi negada pela juíza Monica Ribeiro Teixeira, que alegou não existirem provas de que “Roda Viva” era mesmo de autoria de Chico Buarque.
Na ação indeferida, o músico cobrava a retirada de sua música da postagem de Eduardo Bolsonaro, pedia uma indenização de R$ 48 mil e publicação da sentença condenatória na mesma rede social em que o post foi feito.
Na nova ação para provar a autoria da música, o advogado de Chico apresentará o manuscrito de “Roda Viva”, cópias de capa de disco, de fotos com legendas de 1968, mostrando a primeira vez em que Chico apresentou “Roda Viva” ao público, no III Festival da Música Popular Brasileira, que só aceitava canções originais e inéditas, além de livros e cópias de provas em que a música é objeto de questões de vestibular e concursos dos mais diversos âmbitos.
A defesa também vai anexar documentações que possibilitem ao cantor ter o controle de sua obra e ter o pedido de retirada da canção do post finalmente atendido, “apesar de o próprio Eduardo Bolsonaro, no post que fez, ter dito que a música era do Chico Buarque, ou seja, ele mesmo reconhece a autoria, e de ser um fato público e notório”, disse João Tancredo, acrescentando: “Faremos tudo para provarmos o óbvio”.
O advogado definiu por entrar com uma nova ação e não um recurso, para encurtar o caminho, já que um recurso implicaria em intimar Eduardo Bolsonaro que, como todos sabem, está no Catar.
“Prefiro encerrar essa ação, e abrir outra com tutela antecipada de urgência, em que um novo magistrado terá que analisar essa tutela imediatamente e só comunicar o senhor Eduardo sobre sua decisão”, explicou o advogado, que acredita que na segunda-feira (5) deve conseguir ingressar com a nova ação.
“Roda Viva” foi composta em 1967 e lançada no ano seguinte. É uma das canções mais regravadas de Chico Buarque. Conforme dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), a música está entre as 13 mais regravadas de Chico Buarque, com 67 gravações cadastradas.
Em 1969 a canção inspirou a peça teatral homônima de Chico Buarque, que foi encenada pelo Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa.