Lançamento inédito no Brasil abre a tradicional Mostra no seu retorno à Cinemateca, em São Paulo, às 19h30min
Começa amanhã, quarta-feira (14), a 8ª edição da Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com a exibição de 16 longas metragens. A mostra acontecerá entre os dias 14 e 18 de dezembro e é uma realização do CPC UMES-Filmes em parceria com o Mosfilm, maior estúdio de cinema da Rússia.
A 8ª Mostra Mosfilm retorna neste ano ao icônico prédio da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A abertura acontece a partir das 19h30min da quarta-feira e a entrada é gratuita.
Duas datas importantíssimas para a cultura e o cinema mundiais serão celebradas na nossa programação: o aniversário de 200 anos do grande escritor russo Fyodor Dostoievski, um dos maiores romancistas e pensadores da história da literatura, e os 100 anos do premiado diretor e roteirista Yuri Ozerov, realizador de mais de 20 filmes, entre documentários e longas metragens.
“Vladivostok” (2021), último lançamento do Estúdio Mosfilm nos cinemas, é o filme de abertura da Mostra. Dirigido por Anton Bormatov e com roteiro e produção executiva de Karen Shakhnazarov, diretor geral do estúdio, o longa é um thriller dramático e extremamente contemporâneo.
Vladivostok
2021 / Cor / 97 min / Drama
Direção: Anton Bormatov
Roteiro: Aleksei Buzin e Karen Shakhnazarov
Música: Yuri Poteenko
Com Andrey Gryzlov, Anastasia Talyzina, Vitaly Kiscenko e Ivan Shakhnazarov
Após ter acidentalmente matado um oficial, o jovem soldado Viktor torna-se um fugitivo. Em Vladivostok, procura um velho amigo que pode tirá-lo ilegalmente do país, mas a cidade parece não querer desistir dele, ao lhe apresentar a beleza fatal de Nike.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
8ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo
De 14/12 a 18/12/22
Abertura: 19h30min
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, nº 133, Vila Clementino, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5906-8000
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Exposição “As Matryoshkas”, por Nadia Ramirez Starikoff
Dos dias 14/12 a 18/12 estará em cartaz, no foyer da sala Grande Otelo, a exposição “As Matryoskhas”, de Nadia Ramirez Starikoff. Filha de mãe russa, a artista tem sua trajetória marcada pela migração. Inspiradas nas bonecas de origem russa, as obras retratam as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e, por fim, a relação com o universo em sua mais infinita amplitude.
Como Ler os Russos – Roda de conversa com Irineu Franco Perpétuo
No sábado, 17/12, às 14h, teremos uma roda de conversa com o tradutor e jornalista cultural Irineu Franco Perpétuo, sobre seu livro “Como Ler os Russos”, recém-lançado. Irineu é um dos mais importantes tradutores do russo no Brasil, destacando-se, entre seus trabalhos, obras de Aleksandr Pushkin, Liev Tolstoi e Fyodor Dostoievski, e no novo livro, feito para todos que se interessam por literatura russa, busca responder uma pergunta: por que seguimos, ao longo de décadas, lendo, discutindo e admirando os russos?
Duração: 50 minutos
A Língua da Revolução – Roda de alfabetização com Matheus Gusev
No sábado, 17/12, às 13h, o professor Matheus Gussev, do Instituto Soyuz, promove uma roda de alfabetização com noções básicas da língua russa. Fundado em 2021, o Instituto Soyuz tem como objetivo levar conteúdo linguístico gratuito e o ensino de idiomas a preços populares para o Brasil e o mundo. Gusev é formado pelo Clube de Cultura Russa de São Paulo, e certificado como proficiente em língua russa pela Universidade Estatal de São Petersburgo.
Duração: 50 minutos
Comidas, bebidas e artesanato típico do Leste Europeu
Um pedacinho da tradicional Feira do Leste Europeu estará na Cinemateca no sábado, 17/12, com barracas de comidas, bebidas e artesanato típicos da região. A Feira do Leste Europeu acontece mensalmente na Vila Zelina, bairro que concentra o maior número de imigrantes de países do Leste Europeu em São Paulo.
Veja a programação completa: