O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou, neste domingo (26), que o governo Lula negocia com a montadora chinesa BYD a retomada da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA).
“Vem aí a retomada do desenvolvimento industrial do nosso Nordeste! O governo Lula negocia a instalação da montadora chinesa BYD, onde funcionava a antiga fábrica da Ford, em Camaçari. Lula vai visitar a China e dialogar sobre a instalação. Estamos na torcida!”, escreveu Rodrigues em publicação nas suas redes sociais.
A planta de Camaçari foi desativada pela Ford em janeiro de 2021, em meio ao encerramento das suas atividades produtivas da montadora no país, acabando com cerca de 5 mil postos de trabalho na região.
Desde o ano passado, informações apontavam que a montadora chinesa BYD, uma das líderes mundiais na fabricação de carros elétricos, estava interessada na unidade baiana. Em nova publicação, nesta segunda (27), o governador enfatizou que “esse é, com certeza, um sinal positivo para a retomada econômica da nossa Bahia”. “A retomada de uma atividade industrial aqui será um ganho para a Bahia e para o Nordeste”, disse Rodrigues.
No sábado, 25, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, também informou na rede oficial que o governo está negociando a reabertura da planta enfatizando a importância para o reaquecimento “importantes polos industriais do Nordeste”.