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Um dia após o protesto de trabalhadores contra a intenção do governo Tarcísio de privatizar as linhas do Metrô, da CPTM e da estatal de saneamento Sabesp, a linha de trens 9 – Esmeralda, administrada pela concessionária ViaMobilidade voltou a ser paralisada em decorrência de uma pane elétrica, prejudicando a população paulista.
A concessionária acumula mais de 80 falhas, somente nesta linha, desde que assumiu a gestão dos trens após a privatização em 2021. Dentre os principais casos, estão os descarrilamentos ocorridos no início do ano e a falha elétrica ocorrida durante o festival “The Town”, que deixou milhares de usuários sem acesso ao Autódromo de Interlagos durante os primeiros dias do evento.
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A falha no sistema elétrico é a mesma identificada na tarde de terça-feira (3). Mas com uma capacidade técnica questionável, a ViaMobilidade foi incapaz de normalizar a operação até a tarde desta quarta-feira (4). A linha então opera em via única entre as estações Morumbi e Pinheiros.
O sistema Paese, gerido pela Prefeitura para substituir linhas quando há falhas, foi acionado para atender os passageiros. Contudo, o sistema não suportou o número de pessoas, causando filas de milhares de pessoas.
O perfil do Twitter @viamobilidadebr, que registra diariamente o descaso da concessionária privada com o transporte, chama a atenção para o desrespeito com a população de São Paulo.
Mesmo depois de 80 falhas registradas somente nesta linha, a concessionária afirma agora ter “indícios” de que tenha sido alvo de uma sabotagem neste último caso.
Segundo a ViaMobilidade, funcionários teriam dito que notaram que os consoles que ficam nos postes sustentando os cabos estavam soltos, e que também encontraram pedras estranhas e grandes ao sistema próximas ao posteamento onde o console se soltou.
De acordo com o boletim de ocorrência foi encontrado um tubo metálico e um cabo de aço na lateral da via.
Usuários do Twitter relembram que câmeras de segurança da própria ViaMobilidade na Marginal Pinheiros poderiam flagrar um possível infrator, o que não foi comprovado. Além disso, o ponto mencionado tem monitoramento da CET e poderia identificar o possível causador.
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) afirmou que vai investigar as falhas para avaliar se foi sabotagem, como afirma a concessionária.
REVOLTA
Nas redes sociais, os passageiros reclamaram mais uma vez sobre o péssimo serviço oferecido pela ViaMobilidade. Chama a atenção o relato da senhora Dona Fátima entrevistada pelo jornal Brasil Urgente, que responsabilizou o governo do Estado pela privatização da linha da CPTM.
“Isso não é culpa do Sindicato não, é culpa dos governantes”, disse Dona Fátima em meio a alguns xingamentos.