O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu mudar a presidência da Caixa Econômica Federal (CEF).
Ele se reuniu na quarta-feira (25) com a atual presidente Maria Rita Serrano e anunciou a troca. Em seu lugar, Lula nomeou Carlos Antônio Vieira Fernandes para a chefia do banco estatal.
Vieira foi diretor da Funcef, o fundo de pensão do banco, de 2016 a 2019. O novo presidente da Caixa foi indicado pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).
Em nota, o governo destacou que “Serrano cumpriu uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e a retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo, aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”.
“Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha”, prossegue a nota.
Carlos Vieira foi servidor de carreira da Caixa e secretário-executivo dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). É formado em economia e estudos sociais na Fafig (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira), atualmente UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Foi também diretor-presidente da BRB Financeira.
Vieira é aliado do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
A troca no comando da Caixa acontece após as notícias em torno de uma exposição artística na Caixa Cultural em Brasília retratando Arthur Lira em uma lata de lixo envolto numa bandeira do Brasil.
Além dele, apareciam a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes. A exposição foi suspensa pela Caixa após repercussão do caso.
Leia a nota do governo:
Nomeação de novo presidente da Caixa Econômica Federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (25/10), com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.
Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo, aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.
Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.
O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.
Secretaria de Imprensa.
SECOM.
Tomara que o atendimento nas agencias da Caixa Econômica federal melhore. Mas eu acho meio impossível isso acontecer de verdade, OK ? De qualquer forma solicito humildemente ao Popular Presidente eleito Senhor Lula o seguinte : Novas linhas de empréstimo simples para : idosos , idosas , jovens , mulheres e trabalhadores pobres que recebem um , dois , tres salarios minimos E por favor ajustem as Caixas eletronicas do banco , aonde saem as cedulas de reais para funcionarem perfeitamente OK ? Misericordia. Ajudem o Sofrido povo brasileiro a terem acesso pelo menos a um minimo de felicidade e paz. Eu mesmo estou cansado de tanto sofrer. Almejo a Paz e a Qualidade de Vida em : – 2024. Ajudai-nos senhores governantes misericordia. Sofremos muito.