“Não vamos abandonar o petróleo. Por que vamos abandonar o petróleo? A Petrobrás é uma grande empresa. Nós temos petróleo. O mundo vai precisar de petróleo”, afirmou o presidente
O presidente Lula afirmou nesta terça-feira, em entrevista à TV Centro América, que o Brasil não vai parar de explorar o petróleo de suas reservas.
“Não vamos abandonar o petróleo. Por que vamos abandonar o petróleo? A Petrobras é uma grande empresa. Nós temos petróleo. O mundo vai precisar de petróleo. Ninguém pode dizer assim: ‘olha, eu não preciso mais petróleo, nós vamos embora’”, afirmou Lula.
“Aliás”, prosseguiu o presidente, “o Brasil talvez fosse o único que pudesse, porque nós temos o etanol há 40 anos, não são 40 dias. O biodiesel começou comigo em 2003. Hoje nós temos 15% do biodiesel no óleo diesel e nós temos 30% do etanol na gasolina”.
“O Brasil possivelmente seja o único país do mundo que poderia abdicar disso. Agora, o petróleo é uma riqueza que nós precisamos utilizar o dinheiro do petróleo para criar a transição energética. E a Petrobrás tem que participar disso. A Petrobras não vai fechar porque vai acabar o petróleo”, destacou Lula.
“Quando acabar o petróleo, a Petrobras será uma empresa de energia porque ela está fazendo investimento agora também na transição energética. E o mundo vai precisar de petróleo por muito tempo ainda”, observou.
“Não é fácil, sabe? Não é fácil a gente abdicar de uma matriz energética sem ter certeza de que a outra é suficiente. Então o Brasil está muito tranquilo. É um momento histórico. Eu queria que o povo brasileiro acreditasse de que o Brasil tem uma chance, que é coisa de Deus”, completou o presidente.