A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), criticou em suas redes sociais o editorial do jornal Folha de São Paulo do domingo (24).
“Editorial da Folha consegue a proeza de descrever as grandes mazelas que os juros estratosféricos causam ao país para apontar como culpado o governo, e não a política suicida do BC ‘autônomo’, a serviço do sistema financeiro e dos especuladores”, afirmou a parlamentar. As críticas foram feitas no domingo (24).
“Se ‘ninguém gosta de juros altos’, como diz o jornal, por que passaram o tempo todo defendendo o bolsonarista Campos Neto e atacando Lula sempre que ele criticou essa política equivocada?”, questionou a deputada.
As despesas públicas com juros da dívida pública já atinge a cifra de R$ 819 bilhões nos últimos 12 meses até setembro deste ano.
A líder do PT destacou que são os juros os responsáveis pela explosão da dívida pública. “Se são os juros que fazem a trajetória da dívida explodir, o que é verdade, e se manter a atual trajetória da taxa não vai trazer investimentos de volta, o que também é verdade, errado é mantê-la”, ressaltou a deputada paranaense.
Gleisi também condenou a orquestração feita pela mídia dos banqueiros para que hajam cortes em programas sociais e investimentos públicos. “O que querem é jogar essa conta nas costas dos aposentados e da população que precisa de políticas públicas, com o discursinho surrado do corte de gastos do governo”, arrematou a dirigente nacional do PT.