
A pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, avaliou a força eleitoral do presidente Lula em confronto com diversos adversários. Em um eventual 2º turno na eleição de 2026, o presidente Lula (PT) vence o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por quaro pontos de diferença, além de vencer todos os outros.
Além de Bolsonaro, a pesquisa estimulada testou 7 cenários, com Lula disputando contra, o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador de GO, Ronaldo Caiado (União), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o empresário Pablo Marçal (PRTB), inelegível desde fevereiro pela Justiça Eleitoral, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
O instituto perguntou aos entrevistados se Lula deveria se candidatar à reeleição em 2026. Para 35% dos entrevistados, o presidente deveria tentar um novo mandato. A maior parte, 62%, é contra. Os que não souberam ou não responderam são 3%.
O levantamento também mostra que Lula tem 55% de rejeição, que é a fatia de eleitores que dizem que não votariam nele. O percentual indica uma alta em relação a janeiro, quando o índice era de 49%.
Apesar da alta, Lula segue empatado com Bolsonaro em rejeição, que também tem 55%, uma oscilação de dois pontos para cima em relação a janeiro. Na pesquisa de dezembro, Bolsonaro aparecia como mais rejeitado que Lula. A rejeição do ex-presidente e do presidente é semelhante à do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), que tem 56%.
A pesquisa também perguntou do que os entrevistados mais têm medo hoje: de Lula continuar na presidência ou de Bolsonaro voltar a ser presidente. O levantamento aponta empate técnico entre as duas opções.
Veja os números:
Bolsonaro voltar: 44%;
Lula continuar: 41%;
Tenho medo dos dois: 6%;
Não tenho medo de nenhum dos dois: 4%;
Não sabe/não respondeu: 5%.
Veja o resultado dos diversos cenários para 2026
Cenário 1
Lula soma 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro, 40%. Outros 3% estão indecisos e 13% vão votar em branco, nulo ou não vão votar.
Veja os números:
Lula (PT): 44%;
Jair Bolsonaro (PL): 40%;
Indecisos: 3%;
Branco/nulo/não vai votar: 13%.
Cenário 2
Em uma eventual disputa contra Michelle Bolsonaro (PL), Lula aparece com 44%, enquanto a ex-primeira-dama tem 38%. Indecisos são 3%, e 15% votariam em branco, nulo ou não votariam.
Veja os números:
Lula (PT): 44%;
Michelle Bolsonaro (PL): 38%;
Indecisos: 3%;
Branco/nulo/não vai votar: 15%.
Cenário 3
Lula tem 43% das intenções de voto contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que aparece com 37%. Indecisos somam 4%, e 16% indicam votar em branco, nulo ou não votar.
Veja os números:
Lula (PT): 43%;
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 37%;
Indecisos: 4%;
Branco/nulo/não vai votar: 16%.
Cenário 4
Com Ratinho Júnior (PSD) na disputa de 2º turno, Lula soma 42%, e o governador paranaense, 35%. Indecisos são 4%, e brancos, nulos e não vão votar, 19%.
Veja os números:
Lula (PT): 42%;
Ratinho Júnior (PSD): 35%;
Indecisos: 4%;
Branco/nulo/não vai votar: 19%.
Cenário 5
Veja os números:
Lula (PT): 44%;
Pablo Marçal (PRTB): 35%;
Indecisos: 4%;
Branco/nulo/não vai votar: 17%.
Cenário 6
Lula seria escolhido por 45% dos entrevistados em um eventual 2º turno contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), que tem 34% das intenções de voto. Indecisos são 4%, e brancos, nulos e não vão votar somam 17%.
Veja os números:
Lula (PT): 45%;
Eduardo Bolsonaro (PL): 34%;
Indecisos: 4%;
Branco/nulo/não vai votar: 17%.
Cenário 7
Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 43% das intenções de voto, contra 31% de Zema. Indecisos são 5%; brancos, nulos e não vão votar, 21%.
Veja os números:
Lula (PT): 43%;
Romeu Zema (Novo): 31%;
Indecisos: 5%;
Branco/nulo/não vai votar: 21%.
Cenário 8
O presidente Lula tem 44% dos votos se tiver como adversário Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, que soma 30%. Indecisos são 4%, e 22% dizem votar em branco, nulo ou não votariam.
Veja os números:
Lula (PT): 44%;
Ronaldo Caiado (União Brasil): 30%;
Indecisos: 4%;
Branco/nulo/não vai votar: 22%.
SE LULA FOR CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2026 EU VOTO EM LULA. E SE LULA NAO FOR CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2026 MELHOR SERA EU VOTAR NA CANDIDATA DO PARTIDO PSTU 16 OU NO CIRO GOMES DO PDT 12. NESSE TAL DE TARCISIO OU NO ZEMA DO PARTIDO NOVO. EU JAMAIS IREI VOTAR.