O advogado Ibaneis Rocha (MDB) foi eleito governador do Distrito Federal com 69,8% dos votos válidos, um total de 1,04 milhão de votos. A disputa foi contra o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
Ibaneis foi a grande surpresa destas eleições no DF. Nas primeiras pesquisas eleitorais apresentava apenas 2% das intenções de voto. O emedebista recebeu 42% dos votos válidos no primeiro turno. Rollemberg passou para o segundo turno com 13,94%.
Em declaração dada à imprensa após a confirmação de sua eleição, Ibaneis afirmou que “a prioridade é a saúde, a saúde não espera. Nossa primeira meta será atender as pessoas que estão sofrendo nas filas dos hospitais. (…) O povo do DF tá muito sofrido, eu andei nas ruas e vi a dificuldade que está em todos postos de saúde, os centros de saúde, nas UPAs, os hospitais com muito problema”.
“Depois nós temos como cuidar da educação, do transporte, da geração de emprego, mas a prioridade é a saúde”, confirmou o governador eleito.
O advogado, que se manteve neutro em relação às eleições presidenciais, passou todo o segundo turno com dezenas de pontos de vantagem sobre seu adversário, chegando a atingir 50 pontos percentuais de diferença sobre Rollemberg.