
Alguns dos parlamentares, que repreendem a insanidade de Trump, afirmam que o ataque é inconstitucional e razão para impeachment
A condenação do ataque de Trump a usinas nucleares iranianas partiu de deputados e senadores democratas e republicanos. As declarações, algumas pedindo o impeachment do presidente agressor, partiram logo após a declaração desde a Casa Branca chamando a agressão à legislação internacional de “feito militar espetacular”.
Um dos primeiros a se manifestar foi o deputado Warren Davidson, republicano de Ohio, afirmando que “é difícil conceber algum argumento racional apontando a constitucionalidade da decisão de Trump”.
Ele foi acompanhado pelo deputado Thomas Massie, também republicano de Kentucky., que afirmou: “Isso não é constitucional”.
O deputado afirma que apresentou resolução com base em deputados dos dois partidos para bloquear a continuidade do ataque contra o Irã “sem autorização explícita e específica para o uso de força militar”.
O senador Bernie Sanders, de Vermont, denunciou Trump, ainda durante sua declaração, como “grosseiramente inconstitucional”.
“A única instituição que pode levar este país a uma guerra é o Congresso dos EUA. O presidente não tem este direito”. Sanders se pronunciou diante de manifestantes que entoavam “Não à guerra”.
A deputada Alexandria Ocasio-Cortez, democrata de Nova Iorque, declarou que “o movimento de Trump tem base absoluta e clara para impeachment”.
“A desastrosa e impulsiva decisão de lançar uma guerra como essa, pode nos prejudicar por gerações”, disse Cortez.
O senador Sean Casten, democrata de Illinois, considera o ataque uma “ofensa passível de impeachment sem qualquer ambiguidade”
Casten chamou o presidente da Câmara, Mike Johnson, republicano da Luisiana a estabelecer a proteção dos poderes reservados ao Congresso, especialmente no caso de declaração de guerra.
Casten e outros foram acompanhados pelo líder da minoria, Hakeem Jeffries, democrata também de Nova Iorque, que denunciou Trump por “falhar ao não buscar autorização do Congresso para o uso de força militar e por arriscar emaranhar os EUA em uma guerra com potencial desastroso no Oriente Médio”.
Já a deputada Katherine Clark, de Massachussets, foi categórica: “O poder de declarar guerra reside somente no Congresso. A decisão unilateral de Trump de atacar o Irã não é autorizada e é inconstitucional e ao fazer isso, o presidente expôs nosso pessoal militar e diplomático na região ao risco decorrente de maior escalada”.
O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, de Nova Iorque, acrescenta que “nenhum presidente deve ser autorizado a, de forma unilateral, fazer esta nação marchar para as consequências de uma guerra com ameaças erráticas”.
“Trump deve ser convocado ao Senado imediatamente”, requereu Schumer ao líder republicano, senador John Thune.