
“A concepção do Trump é de que as relações só são boas se forem relações de submissão ao governo norte-americano, o que é uma posição muito autoritária”, declarou o presidente do PT
O novo presidente do PT, Edinho Silva, afirmou que a taxação de 50% aos produtos brasileiros anunciada por Donald Trump “é uma postura autoritária”.
Para Edinho, “o presidente Donald Trump faz uma manifestação pública, de cunho político-partidário, e não tenho nenhuma dúvida que foi uma reação ao encontro dos BRICS”. “É uma resposta à agenda dos BRICS, principalmente quando é tratada a necessidade de termos uma outra moeda para as transações comerciais entre os países do BRICS”, declarou em entrevista para o canal Globonews.
“A concepção do Trump é de que as relações só são boas se forem relações de submissão ao governo norte-americano, o que é uma posição muito autoritária”, prosseguiu.
Edinho foi eleito no último domingo (6) presidente do PT.
“De que forma o mundo vai lidar com um presidente que ou os países se submetem ou ele taxa. É uma postura autoritária. Temos que ter tranquilidade, não temos que reagir de forma abrupta. Agora, somo um país, um povo e continuarei defendendo a autonomia, que o Brasil seja soberano”, disse.
O presidente do PT afirmou que Trump “tem um posicionamento político que se identifica com o fascismo”.
“Um líder do tamanho do presidente dos Estados Unidos que tem uma posição racista, de obrigar o prefeito de Nova York apagar uma frase que denuncia um crime de racismo nos Estados Unidos, que algema um adolescente brasileiro que é filho de imigrante, que persegue imigrantes, que manda seu representante dialogar com os nazistas na Alemanha… Esse presidente, para mim, tem um posicionamento político que se identifica com o fascismo”, exemplificou.
A embaixada norte-americana confirmou, em nota oficial, a fala de Trump sobre Jair Bolsonaro.Segundo a nota, Bolsonaro é vítima de “perseguição política”.
Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) acusado de liderar uma organização criminosa para tramar um golpe de Estado no país.